Aids e violência de gênero caminham juntas – oficina aborda como enfrentá-las em Canoas/RS

conexoes
Projeto da ONG Coletivo Feminino Plural vincula-se a Campanha Internacional
A Organização Mundial da Saúde tem abordado a violência de gênero contra as mulheres e a disseminação do HIV e da Aids no mundo como duas epidemias-irmãs em seus Relatório Mundiais sobre Violência e sobre Aids. Esse tratamento fica mais evidente quando se dá como exemplo a situação feminina na África e na Ásia, em que o grau de violação dos direitos humanos das mulheres é extremo, no entanto o conceito vale para todo o planeta, e também para o Brasil. A desigualdade entre homens e mulheres dificulta a prevenção da violência assim como a prevenção do HIV. E mulheres que vivem com o vírus são mais predispostas a sofrer discriminações e estigmas, alimentando um sistema injusto. Abordar essas duas epidemias de forma conjunta pelas políticas públicas é o que objetiva o projeto Conexões – ações integradas de enfrentamento às epidemias de violência de gênero e da Aids, implementada pela ONG Coletivo Feminino Plural, com recursos da Secretaria Estadual de Saúde do RS e apoio das Prefeituras de Canoas, Viamão e Porto Alegre.Este projeto em funcionamento desde 2014, se desenvolve nos três municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre, onde a epidemia do HIV e da Aids está entre as maiores do país e onde a violência contra as mulheres também vem apresentando índices elevados. É uma ação vinculada à Campanha internacional “Mulheres Não Esperam Mais”, reconhecida pela Unaids como uma boa prática de saúde. Nesta quinta-feira, às 13h30, dia 11 de junho, inicia a segunda etapa do projeto em Canoas, na Unilasalle, com o treinamento de profissionais das redes de saúde e de atendimento às mulheres que vivem em situação de violência. A primeira etapa foi em Viamão no mês de abril.

Aberta também a interessados, a Oficina “Desvendando conexões entre o HIV/Aids e a Violência de Gênero” ocorre no Auditório Unilasalle e segue até o mês de julho. Nesse período serão debatidos os indicadores de saúde da mulher e violência no município, assim como estratégias de abordagem que permitam visão ampla do adoecimento e morte da população feminina. Um dado importante é que a Aids é a primeira causa de morte entre mulheres na idade fértil em Canoas e 150 mulheres buscam atendimento no Centro de Referência para Mulheres Patricia Esber, 45 novos ao mês, no num total de 1800 nos últimos três anos, quando o serviço foi implantado. Considerando os dados de 2007 a 2013 no município, foi notificado no Sinan um total de 783 casos de AIDS. É possível observar uma estabilização entre 2008 e 2009, uma queda em 2010 com um posterior aumento, que chega ao seu ápice em 2012 (53,0 casos para cada 100.000 habitantes).
Programação:Abertura e aula inaugural – 11/6 , 13h30 – Auditório

​Unilasalle (Auditório Irmão Arsênio Both, na Av.Victor Barreto, 2288 -prédio 1.- Canoas)

Outras oficinas – 18/6, 9/7, 16/7 – Local: Unilasalle – Centro – Canoas

Informações pelo e-mail: projetoconexoes.cfp@gmail.com

Contatos pelo fone: 51 81288647 (Neusa Heinzelmann, coordenadora do Projeto).

PARA SABER MAIS:

Sobre HIV e Aids

Em relação ao HIV, estima-se que aproximadamente 718 mil pessoas vivam com o vírus da Aids no Brasil, o que representa uma taxa de prevalência de 0,4% na população em geral, dos quais em torno de 80% (574 mil) tenham sido diagnosticados. No ano de 2012, foram notificados 39.185 casos de aids no Brasil. Este valor vem mantendo-se estável nos últimos 5 anos segundo o Ministério da Saúde (2013). De acordo com o Boletim Epidemiológico do órgão, a taxa de detecção nacional foi de 20,2 casos para cada 100.000 habitantes. A maior taxa de detecção foi observada na Região Sul, 30,9/100.000 habitantes, seguida pela Região Norte (21,0), Região Sudeste (20,1), Região Centro-Oeste (19,5), e Região Nordeste (14,8). Dentre as Unidades da Federação, destacam-se as maiores taxas de detecção de casos de Aids no Rio Grande do sul (41,4), Santa Catarina (33,5), Amazonas (29,2) e Rio de Janeiro (28,7). Embora alguns questionem o processo de feminização da epidemia de Aids, as evidências apontam para um crescimento do número de casos entre as mulheres, principalmente entre as jovens. De uns vinte anos para cá, a proporção de mulheres com Hiv/Aids aumentou de 33 para 48%. Ao afirmar que há uma feminização, não se afirma que as mulheres sejam ou serão a maioria entre infectados, mas as brechas existentes entre os sexos desde o início da epidemia se reduziram drasticamente, com impactos fortes na vida e saúde das mulheres. Hoje se sabe que a razão entre os sexos já se aproximou muito entre homens e mulheres e em algumas faixas etárias já se inverteu. Entre os/as jovens de 15 a 24 anos infectados pelo HIV, 60% são mulheres. Portanto, na plenitude da vida, tanto laboral quanto reprodutiva, elas passam a conviver com um vírus que ataca suas defesas e seu corpo, sua autoestima, sua condição de resposta diante das violências e dominações de todas as espécies.

Sobre a violência de gênero
A violência contra as mulheres em razão das desigualdades de gênero é um grave problema no Brasil. Segundo a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, 43% das mulheres em situação de violência sofrem agressões diariamente; para 35%, a agressão é semanal. Considerado crime e grave violação de direitos humanos, em 2014, do total de 52.957 denúncias de violência contra a mulher, 27.369 corresponderam a denúncias de violência física (51,68%), 16.846 de violência psicológica (31,81%), 5.126 de violência moral (9,68%), 1.028 de violência patrimonial (1,94%), 1.517 de violência sexual (2,86%), 931 de cárcere privado (1,76%) e 140 envolvendo tráfico (0,26%).A violência sexual, forma direta de exposição das mulheres ao HIV e à gestação indesejada pode estar afetando a cada ano 0,26% da população, o que indica que haja anualmente 527 mil tentativas ou casos de estupros consumados no país, dos quais 10% são reportados à polícia. Em 2011, foram notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, 12.087 casos de estupro no Brasil, o que equivale a cerca de 23% do total registrado na polícia em 2012, conforme dados do Anuário 2013 do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Segundo o site da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, entre 1980 e 2010 foram assassinadas mais de 92 mil mulheres no Brasil, 43,7 mil somente na última década, um aumento de 230% segundo o Mapa da Violência 2012 divulgado pelo Instituto Sangari. Já o Mapa da Violência 2013: Homicídios e Juventude no Brasil revela que, de 2001 a 2011, o índice de homicídios de mulheres aumentou 17,2%, com a morte de mais de 48 mil brasileiras nesse período. Só em 2011 mais de 4,5 mil mulheres foram assassinadas no país.

Sobre a Campanha

A Campanha “Women Won’t Wait – Mulheres Não Esperam Mais – Acabemos com a Violência e a Aids Já” foi criada em 2006 para abordar a interface entre a violência contra a mulher (VCM) e a Aids. Composta por uma coalizão de organizações do sul econômico global, ao longo dos anos a Campanha se constituiu em um espaço privilegiado para a produção de conhecimento sobre o tema, assim como um locus estratégico para sensibilizar e articular novos parceiros e movimentos, incluindo organizações feministas e ONGs Aids, no debate sobre o que hoje se considera epidemias gêmeas e desafios globais.

A parceria entre Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero, e o Coletivo Feminino Plural visa implementar no Brasil ações da Campanha Women Don’t Wait, campanha internacional coordenada pela Fundación para Estúdio y Investigación de la Mujer – FEIM, da Argentina, e a Rede de Desenvolvimento e Comunicação das Mulheres Africanas – FEMNET, através, neste caso, de uma pesquisa sobre a intersecção entre a epidemia do HIV e da Aids com a violência contra as mulheres, com base na agenda do UNAIDS, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/AIDS, intitulada “Ação país para Mulheres, Meninas, Igualdade de Gênero e HIV”. No Brasil esta estratégia se articula com o Plano Nacional de Enfrentamento à Feminização da Epidemia do HIV e da Aids.

Coletivo Feminino Plural

Fundada em 1996, esta organização feminista atua na defesa dos direitos humanos e da cidadania das mulheres e meninas, enfatizando ações no campo da saúde, sexualidade, violência e cultura. Mais informações: http://femininoplural.org.br/

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support