Data: 10 de junho de 2015
Hora: 19h.
Local: Sala A2B2– 2º andar CCMQ (Andradas, 736).
Aberto ao público.
No dia 10 de junho, às 19 horas, ocorre a mesa com tema “Corpo, autonomia e expressão numa perspectiva feminista”, na sala A2B2, da Casa de Cultura Mário Quintana (CCMQ). Tem como convidados: Maria Luisa de Oliveira (Plataforma Brasil de Direitos Humanos), Rosmari Castilhos (Campanha por uma Convenção dos Direitos sexuais e Direitos Reprodutivos), Maria Fernanda Salaberry (Coletivo de Mulheres da UFRGS), André Muskopf (Escola Superior de Teologia) e Carol Santos (grupo Inclusivas de Mulheres com Deficiência), aberta ao público.
O Ponto de Cultura Feminista: corpo, arte e expressão é um projeto coordenado pela ONG Coletivo Feminino Plural em parceria com outras entidades e produtoras culturais. Integra a Rede Nacional dos Pontos de Cultura e surge através do desejo de acionar o corpo, em especial o corpo das mulheres, como território de múltiplas possibilidades de expressão. Os direitos sexuais e reprodutivos são trazidos para a cena como vetores para questionar a secular tentativa de destituição da autonomia das mulheres de explorar o corpo na perspectiva de sua autodeterminação como sujeito.
O projeto originou-se do convênio entre o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Cultura do Estado, e o Ministério da Cultura, com a Lei Cultura Viva, contemplado no Edital 11/2012 da “Rede RS de Pontos de Cultura”. O Coletivo Feminino Plural, a Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop, a ONG Cirandar, a Associação Cultural Beneficente Ilê Mulher, a Rede Feminista de Saúde Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, as atrizes/performers Andressa Cantergiani e Carolina Pommer, a diretora de cinema Mirela Kruel e o Grupo Inclusivas de mulheres com deficiência integram o Comitê Gestor do Projeto, que tem como linhas fundamentais a transversalização de gênero, raça e direitos humanos.
Fonte: CCMQ, publicado em 08 de junho de 2015.