Ponto de Cultura Feminista: conectadas pela arte

Nonada – por Júlia Manzano: Plural, empoderador, democrático e inclusivo. Essas seriam formas de definir a inauguração do Ponto de Cultura Feminista: corpo, arte e expressão. O evento, que ocorreu na última quinta-feira (28), na Casa de Cultura Mário Quintana, se propõe a trabalhar questões relacionadas às mulheres a partir de uma perspectiva cultural e existe há aproximadamente nove meses. A iniciativa é do Coletivo Feminino Plural, grupo que surgiu em 1996 e é composto por mulheres que se identificam com a luta por direitos humanos e cidadania.

(Crédito: Luana Casagranda)

Um dos objetivos do Ponto de Cultura é descentralizar as ações culturais que ocorrem na cidade, e o principal local onde essas atividades acontecerão é na Restinga. Lá, serão realizadas oficinas de break dance, saraus literários e debates, voltados para o público feminino. Para Malu Viana (MC Flor do Gueto), moradora do bairro e parte do comitê Gestor do Ponto de Cultura Feminista e representante da Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop, o projeto é bem sucedido pois “é feito a partir da construção por parte de coletivos e entidades que já atuam em periferias há anos com atividades específicas, para tentar trazer de volta essa mulher que não consegue, em muitos casos, sair do ciclo da violência”, comenta. A BGirl Céia Santos, também moradora da Restinga e parceira de Malu Viana na Frente Nacional, complementa que um Ponto de Cultura nunca foi tão direcionado para a mulher de periferia, e a Restinga “é um bairro que tem 23 gangues e 28 pontos de tráfico, e o Ponto de Cultura Feminista vai favorecer as mulheres, dando oportunidade para essas jovens fazerem algo diferente”, incluindo a oficina de break dance, que ela mesma ministrará no dia três de junho.

A noite de estreia teve início com a performance Aterro de Andressa Cantergiani. No térreo da Casa de Cultura, dezenas de pessoas se reuniram para observar o estranho cenário. Ajoelhada e com o rosto no chão, uma mulher nua repousava entre sacos de terra. Um a um, eles foram despejados em seu corpo pelos presentes, que lentamente começaram a interagir com o espetáculo. Quando já estava soterrada, uma flor foi posta no topo do monte. Aos poucos, a mulher se desenterra, conectando-se com o público a partir da ideia de renascimento, apesar das dificuldades que lhe foram impostas.

(Crédito: Luana Casagranda)

Em seguida, houve o lançamento de um Feminário, onde mulheres e suas diversas reivindicações encontraram espaço de fala no palco do evento. Nele, o Comitê Gestor e o Comitê Gestor Local da Restinga falaram sobre as conexões do Ponto com ONGs e instituições, e também prepararam intervenções poéticas, músicas e o lançamento do almanaque Ah… então eu sou feminista, da Rede Feminista de Saúde e Carta das Mulheres com Deficiência do Rio Grande do Sul, da rede Inclusivass.

Na data de lançamento, dia 28 de maio, também é comemorado o Dia Internacional da Saúde da Mulher, que foi lembrado durante o Feminário, especialmente ao ser associado com as questões do corpo. “Quantas coisas temos que reivindicar para que os nossos corpos sejam respeitados e decidir como ele vai funcionar?”, questiona a coordenadora do Ponto de Cultura Feminista Luísa Gabriela. No momento, além da coordenadora, falaram Malu Viana e B-Girl Céia, representando a Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop; Rose Castilhos, da Ilê Mulher; Roberta Mello, da ONG Cirandar; Nathiely Souza e Almerinda Lima, do Comitê Gestor Local da Restinga; a diretora de cinema Mirela Kruel; a coordenadora geral do Coletivo Feminino Plural, Télia Negrão; Carol Santos, Cristina Mazuhy e as outras integrantes do grupo Inclusivass; Clarice Castilhos, da Rede Feminista de Saúde; Margareth Moraes, como representante do Ministério da Cultura; e Leoveral Soares, diretor de Cidadania e Diversidade Cultural da Secretaria Estadual de Cultura.

A programação do Ponto de Cultura Feminista segue durante todo o mês com atividades na Casa de Cultura e na Restinga. Entre mesas de discussão, oficinas e encontros, um item em comum: mulheres compartilhando e produzindo cultura com outras mulheres.

Fonte: Nonada, publicado em 02 de junho de 2015.

Confira abaixo a  PROGRAMAÇÃO COMPLETA DAS PRÓXIMAS ATIVIDADES do Feminário
“Por uma cultura feminista: transformar o mundo transformando a si mesm@s”

10/06, 19h – Mesa “Corpo, autonomia e expressão numa perspectiva feminista” (aberto ao público):

Maria Luisa de Oliveira (Mestre em saúde Coletiva e integrante da Plataforma Brasil de Direitos Humanos/ONG Sempre Mulher)

Rose Castilhos (Campanha por uma Convenção dos Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos/Ilê Mulher)

Representante das mulheres com deficiência do Grupo Inclusivass

Maria Fernanda Geruntho Salaberry (Coletivo de Mulheres da UFRGS, Rede Relações Livres e Marcha das Vadias)

André Musskopf (Escola Superior de Teologia – EST)

Local: Sala A2B2, da Casa de Cultura Mario Quinta

13/06: Oficina “ Corpo, autonomia e expressão numa perspectiva feminista” (vagas limitadas):

10h às 12h: “O corpo numa perspectiva antropológica”, com Fernanda Tussi (antropóloga); “Corpo violado, violência e saúde mental”, com Carol Mombach (estudante de psicologia);

14h às 17h: “O corpo da dança”, com Ceia Santos (Bgirl), e “Coletivo Oluchi: a arte da resistência, resiliência e reconciliação através dos turbantes” – é necessário levar tecidos para fazer turbantes.

Local: Sala Usina Criativa – Usina do Gasômetro

17/06, 19h – Oficina de trabalho com tema “Expressão” (vagas limitadas):

Perspectivas teóricas de vídeo com Mirela Kruel (diretora de cinema).

Local: Sala Usina Criativa – Usina do Gasômetro

24/06, 19h – Oficina de trabalho com tema “Expressão” (vagas limitadas):

Oficina prática de vídeo

Local: Sala A2B2, da Casa de Cultura Mario Quintana.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support