Centro de Referência da Mulher de Canoas recebe visita da ministra – 22 de maio de 2015

Ministra Eleonora Menicucci no CRM em Canoas (RS). Foto: Adriana Rodrigues

Ministra Eleonora Menicucci no CRM em Canoas (RS).
Foto: Adriana Rodrigues

Por SPM-PR: O Centro de Referência para Mulheres Vítimas de Violência Patrícia Esber (CRM), em Canoas (RS), recebe mulheres que necessitam de informações, orientações ou encaminhamentos para a rede de atendimento à mulheres em situação de violência, de acordo com a Lei Maria da Penha. A entidade é mantida pela prefeitura de Canoas em parceria com a ONG Coletivo Feminino Plural.

Ao conhecer a experiência do município, a Ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da Republica (SPM/PR), Eleonora Menicucci, elogiou a ação: “Esse centro acolhedor cuida e liberta as mulheres do ciclo de violência e as transforma em protagonistas de suas próprias histórias”, ressaltando que “quem não denuncia é cúmplice da violência”.

A tolerância zero do governo federal à violência contra a mulher foi frisada pela ministra, que citou trecho da carta da presidente da Republica Dilma Rousseff, lida nesta quarta-feira (20), em São Paulo, durante o 1º Seminário Internacional Cultura da Violência contra as Mulheres: “ Jamais recuarei um milímetro da decisão de impor tolerância zero à violência contra a mulher”.

Em seu discurso, a ministra falou da implantação de Casas da Mulher Brasileira, local de atendimento humanizado às mulheres, no qual integra no mesmo espaço serviços especializados para os mais diversos tipos e violência contra as mulheres. Será construída uma Casa em cada capital, sendo que a primeira já está em funcionamento em Campo Grande e a próxima a ser inaugurada será a de Brasília.

Eleonora Menicucci também citou os avanços na legislação brasileira para o enfrentamento à violência contra a Mulher, no qual fortaleceu a Lei Maria da Penha com a sanção da Lei do Feminicídio e coloca o Brasil entre os 16 países da América Latina e do Caribe a tipificar este crime como hediondo.

A ministra foi recebida em Canoas pelo prefeito Jairo Jorge, a vice-prefeita Beth Colombo e a diretora da Coordenadoria Municipal de Políticas para Mulheres, Lurdes Santin. O prefeito relatou que o Centro foi inaugurado em 27 de setembro de 2011, contabilizando mais de 1,7 mil atendimentos a mulheres vítimas de violência. Segundo Jairo Jorge, o CRM e toda a estrutura do município ao atendimento a essas mulheres oferecem dignidade. “Temos que empoderar e fortalecer essas mulheres para que o silêncio não seja a resposta para essa violência”, declarou.

Da SPM acompanharam a ministra a secretária de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Aline Yamamoto, e a coordenadora de Autonomia Econômica, Simone Schaffer. Também participaram do evento a deputada federal Maria do Rosário, representando a Câmara dos Deputados, o deputado estadual Edegar Pretto, representando a Frente Parlamentar dos Homens pelo fim da Violência contra a Mulher, a coordenadora da ONG Feminino Coletivo Plural Télia Negrão, a coordenadora do CRM, Patrícia Esber, e Renata Jardim, entre outras autoridades e representantes de entidades e da comunidade.

Fonte: SPM-PR, publicado em 23 de maio de 2015.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support