Campanha Compromisso e Atitude buscará parceria para ampliar ações pelo fim da violência contra as mulheres

SPM-PR – Em seu terceiro ano de existência, a Campanha Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha inicia 2015 com a perspectiva de avançar na consolidação da parceria com empresas públicas e privadas. O objetivo é o fortalecimento da rede de enfrentamento a todas as formas de violência contra a mulher, previstas na Lei nº 11.340/2006.

A partir das adesões firmadas em 2014 com 11 grupos de diversos ramos da economia, na avaliação da coordenação da Campanha, o período dos 16 dias de mobilização internacional pelo fim da violência contra as mulheres demonstrou a possibilidade de realização de iniciativas que podem, inclusive, se articuladas, potencializar os resultados sociais da Campanha.

Para a coordenadora-geral de Acesso à Justiça da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), Aline Yamamoto, as atividades desenvolvidas pelas empresas parceiras mostram “o compromisso em cumprir seu papel social na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, em que mulheres não sejam submetidas a quaisquer formas de violência”.

Segundo Aline Yamamoto, há muitas maneiras de alcançar esses objetivos e “as empresas são agentes importantes na difusão de informação, na sensibilização e até mesmo participando da rede de proteção e apoio às mulheres em situação de violência“.

Balanço – Em 2014, os parceiros da Compromisso e Atitude realização inúmeras ações. A Itaipu promoveu uma exposição interativa no centro do município de Foz do Iguaçu (PR), em parceria com a Prefeitura local e o Centro de Referência de Atendimento à Mulher. Além de adesivar ônibus e vans do município e os veículos de sua frota de transporte de empregados com um banner de divulgação do Ligue 180 – a Central de Atendimento à Mulher, também publicado nos meios de comunicação interna da empresa, a empresa também patrocinou um concurso cultural sobre a relação entre machismo e violência de gênero promovido pelo Ministério Público do Paraná.

Petrobras produziu um vídeo e uma apresentação on-line sobre o tema da violência de gênero, que foram disponibilizados na intranet da empresa a partir do dia 23 de dezembro e, de acordo com o Núcleo de Comunicação da Gerência Executiva de Responsabilidade Social, que ficarão no ar indefinidamente. O vídeo conta as histórias de mulheres e jovens que foram atendidos em centros de referência para mulheres vítimas de violência na capital do Rio de Janeiro e no município fluminense de Maricá. A apresentação resume iniciativas desenvolvidas pela empresa sobre o tema desde 2006. Além disso, a BR Distribuidora desenvolveu uma nova campanha de mídia para divulgação em todas as unidades e postos da empresa espalhados no território nacional, além dos meios eletrônicos de comunicação de todas as subsidiárias do sistema Petrobras.

Caixa divulgou o Ligue 180 nos terminais de autoatendimento em todo o país, imprimiu estampa contra a violência às mulheres nos bilhetes do concurso da loteria federal, realizado no dia 26 de novembro, e divulgou a Compromisso e Atitude no portal institucional. Vídeos contra a violência doméstica, sobre a Lei Maria da Penha e a Campanha também foram exibidos no Blog da Diversidade e no Portal do Empregado (veículos voltados ao diálogo com o corpo de funcionários). O banco informou ainda ter divulgado o Portal Compromisso e Atitude nos projetos apoiados e junto aos fornecedores.

Instituto Avon realizou a segunda edição do Fórum Fale sem Medo. O evento reuniu especialistas de diversas áreas para discutir os impactos negativos que a cultura de violência baseada nas desigualdades socialmente estabelecidas para os papéis de gênero produz sobre a formação dos jovens e como ela estimula a reprodução das violações à dignidade humana das mulheres. Durante o seminário, foram apresentados os dados da pesquisa Violência contra as mulheres: os jovens estão ligados?, realizada pelo Data Popular em parceria com o Instituto Avon.

Vale realizou palestra sobre o tema no canteiro da empresa que funciona no município de Canaã dos Carajás, sudeste do Pará.

O Banco do Brasil divulgou peça publicitária comemorativa do dia 25 de novembro, Dia Internacional pelo Fim da Violência contra as Mulheres em sua página do Facebook.

E os Correios usaram o Facebook e seus veículos internos de comunicação para divulgar aos funcionários mensagens sobre as datas-símbolos que integram os 16 dias de ativismo.

Fonte: Campanha Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha. Publicado em 07 de janeiro de 2015.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support