CFP convida para o curso: Feminismo Com Quem Tá Chegando

O Coletivo Feminino Plural está retomando o grupo de estudos com o curso “Feminismo com quem tá chegando” atividade de introdução ao feminismo, voltado para mulheres de todas as idades que estão conhecendo o feminismo, buscando conhecê-lo e dele participar. A atividade é gratuita e ocorre em parceria com a Universidade Livre Feminista, CFemea, SOS Corpo e Cunhã.

** Para se inscrever mande e-mail para coletivofemininoplural@gmail.com com o assunto Feminismo Com Quem Tá Chegando” e nós enviamos a ficha de inscrição!**

O curso será formado por 15 participantes e caso ultrapassem as inscrições estaremos fazendo uma seleção de inscritas. A atividade é composta no formato semipresencial, com etapas pela internet (realizadas pela Universidade Livre Feminista) e encontro presenciais das participantes.

Os encontros presenciais serão em Porto Alegre e para a realização das atividades, o Coletivo contará com o apoio pedagógico da Universidade Livre Feminista e de suas parcerias. A formação tem princípio pedagógico a educação popular feminista, que parte da experiência para promoção de conhecimentos teóricos e críticos.

Objetivos:
-Potencializar os esforços dos movimentos de mulheres e feministas no sentido do seu fortalecimento organizativo (grupos, coletivos, fóruns, redes, articulações) para as lutas contra as desigualdades, injustiças, exclusões e explorações;
-Debater os desafios atuais do feminismo como movimento auto-organizado de mulheres.

Metodologia geral:
A maior parte do curso será desenvolvida pela internet, na Plataforma de Formação Feminista (Moodle) da Universidade Livre Feminista. Ele é formatado em trilhas temáticas que aglutinam um conjunto de questões, sendo disponibilizados materiais diversos para subsidiar as discussões e atividades online e/ou presenciais. Em cada trilha será realizado um “fórum de discussão” online, estimulando a reflexão coletiva sobre os temas. No plano local, cada trilha deverá conta com um encontro presencial para aprofundamento dos temas, que será acompanhado pelas educadores locais do Coletivo Feminino Plural.

Programa-base:

ENCONTRO PRESENCIAL: 06 de outubro das 14:00 as 17:00

CHEGANÇA – EU E MEU ENCONTRO COM O FEMINISMO

Objetivos: As participantes e educadoras se apresentam, compartilham histórias pessoais e como “encontrou” o feminismo.

Fórum de Discussão: 13 à 20 de outubro

TRILHA 1 – FEMINISMO: PARA QUÊ E PARA QUEM?

Objetivos: Conhecer diversas visões das participantes sobre feminismo; introduzir e debater conceitos básicos do feminismo, partindo das experiências pessoais das participantes; estabelecer relações entre o feminismo e a vida cotidiana (privada e pública) das participantes.

Encontro presencial: 03 de novembro das 14:00 às 17:00 horas
Fórum de discussão: 20 à 26 de novembro

TRILHA 2 – FEMINISMO E LUTA DAS MULHERES: um pouco de história

Objetivo: Dar e conhecer um pouco das história das lutas das mulheres e do feminismo; refletir sobre a importância de construir nossa própria história e pensamento feministas.

Encontro presencial: 17 de novembro das 14:00 as 17:00 horas
Fórum de Discussão: 06 á 12 de novembro

TRILHA 3 – GÊNERO, RAÇA E CLASSE: imbricações no/do cotidiano.

Objetivos: Refletir e debater sobre as imbricações entre gênero, raça e classe a partir das vivências e condições de vida das mulheres; refletir sobre como o patriarcado, o racismo e o capitalismo se “articulam” para dominar, oprimir e explorar as mulheres – em sua diversidade e diferenças.

Encontro presencial: 01 de dezembro das 14:00 as 17:00
Fórum de discussão 1 e 2: 17 a 23 de novembro

TRILHA 4 – FEMINISMO COMO AUTO-ORGANIZAÇÃO DAS MULHERES

Objetivos: Refletir sobre o feminismo como movimento social e como expressão das mulheres como sujeito político coletivo; debater os desafios atuais do feminismo para a auto-organização das mulheres.

Encontro presencial: 15 de dezembro das 14:00 as 17:00

Fórum 1 e 2: 01 à 07 de dezembro
Avaliação Coletiva: 17 a 21 de dezembro.
Encerramento: 21 de dezembro

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support