Cota para as mulheres nas empresas

O Governo alemão busca aprovar uma lei para garantir que as mulheres ocupem 30% dos postos nas principais empresas

merkel

A cota feminina obrigatória  foi um tema que mereceu apenas uma menção no acordo que tornou possível a formação do novo governo de coalizão, mas o tema ganhou importância nas últimas seis semanas na Alemanha. Tanto que a chanceler Angela Merkel utilizou nesta quarta-feira a principal tribuna política do país para anunciar que seu governo legislará para fazer possível que, a partir de 2016, seja instituída uma cota feminina na direção das grandes empresas alemães.

Merkel justificou a medida com uma frase que será lembrada, para bem ou para mal, pelo mundo empresarial alemão. “Uma economia social de mercado precisa de grande competitividade e por nossa experiência sabemos que essa competitividade é maior quando homens e mulheres têm as mesmas oportunidades”, disse a chanceler no Bundestag. “Por isso estabeleceremos para todos os conselhos de superintendência e de administração de voto obrigatório e das empresas listadas em Bolsa uma quota feminina de ao menos 30%”.

O anúncio de Merkel surpreendeu o seu partido e o mundo empresarial por uma razão bastante simples: ela nunca havia se manifestado a favor de uma cota feminina obrigatória e, em contrapartida,  se mostrava a favor do diálogo com a direção das empresas. Merkel usou, por exemplo, todo o poder que tem em suas mãos para impedir na legislatura passada uma iniciativa de sua ministra de Trabalho, Ursula von der Leyen, que havia proposto uma cota feminina de 20% a partir de 2018.

Mas o novo governo de grande coalizão obrigou Merkel a mudar de atitude. Há alguns dias, a nova ministra da Família, a social-democrata Manuela Schwesig, disse que seu ministério estava trabalhando na redação de uma lei de cotas femininas nas grandes empresas alemãs.

A ministra sugeriu que a cota devia ser válida nas direções de pelo menos 2.600 grandes empresas e anunciou que a lei deveria ficar aprovada no curso este ano, entrando em vigor em 2015. Mas advertiu que o percentual de 30% será obrigatório só para 120 empresas que estão listadas na Bolsa.

Fonte: Persona Mulher. Publicado em 04 de fevereiro de 2014.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support