Descriminalização do aborto: Classe médica apoia o aborto até o 3º mês de gestação

A principal entidade do país que representa os profissionais da área defende o direito da mulher de interromper a gestação até a 12ª semana de gravidez. Apesar da reação no Congresso Nacional, proposta será levada à comissão do Senado que prepara a reforma do Código Penal. 

Pela primeira vez, o Conselho Federal de Medicina (CFM) se posicionou sobre o aborto no Brasil. A autarquia defendeu ontem a liberação da prática até o 3º mês de gestação. Atualmente, a interrupção da gravidez só é permitida em caso de estupro, anencefalia e risco de morte para a mãe. Em todas demais circunstâncias, o aborto é considerado crime, com pena de 1 a 3 anos de prisão. O CFM enviará à comissão especial do Senado que avalia a reforma do Código Penal um documento com a manifestação formal da entidade. Entre as propostas da comissão está, justamente, a descriminalização do aborto. O projeto de lei em discussão autoriza o procedimento desde que a mulher tenha um laudo assinado por médico ou psicólogo constatando a falta de condições psicológicas de arcar com a maternidade. Mas o pré-requisito, para o CFM, é desnecessário.

A decisão da autarquia foi tomada no início do mês, em um encontro dos 27 conselhos regionais de medicina do país. O posicionamento pró-aborto contou com a aprovação de 80% dos representantes da categoria. Para o presidente do CFM, Roberto Luis d´Ávila, a medida se baseia na preservação da autonomia das mulheres e no ponto de vista da saúde pública. “Há uma hipocrisia social. Quem tem condições financeiras, faz o procedimento de maneira segura. Quem é pobre faz em condições erradas e enriquece as estatísticas de mortalidade inaceitáveis”, avaliou o presidente.

Segundo a Pesquisa Nacional de Aborto, financiada pelo Ministério da Saúde, uma em cada cinco brasileiras, aos 40 anos, já fez ao menos um aborto na vida. E metade dessas mulheres teve que ser internada por complicações decorrentes da prática clandestina. Só no ano passado, 180 mil curetagens foram feitas na rede pública de saúde, ao custo de R$ 40 milhões. Apesar do posicionamento do CFM, D”Ávila não acredita que a descriminalização do aborto vá ocorrer em breve no país. “O Brasil é um dos países que menos avançaram nesse debate. Portugal, extremamente católico, já se decidiu por descriminalizar o procedimento”, exemplificou o presidente da entidade.

Ele também rechaça a ideia de que, caso se torne legal, a prática do aborto será mais recorrente. “Não acho que o número aumentaria. É uma decisão sofrida e quem decide tomá-la faz o aborto independentemente de ser ilegal ou não.” Para ele, a mudança na lei permitiria às mulheres que optassem por não levar a gravidez adiante ser atendidas em ambientes seguros, limpos e com mais acesso a antibióticos, por exemplo.

Critério técnico:
O período de três meses para a mulher decidir abortar, sem qualquer punição legal, obedece critérios médicos, segundo o presidente do CFM. Ele explica que o intervalo de 12 semanas é considerado um tempo de gestação seguro para o procedimento de limpeza da cavidade uterina. Depois disso, o aborto passa a representar alto risco para a mulher. Outro ponto esclarecido por d´Ávila é que geneticistas creem que, a partir do terceiro mês, já existe formação do sistema nervoso central do embrião. “Nesse momento, o feto já teria sensibilidade suficiente para, caso fosse agredido, sentir tudo.”

Um dos conselhos regionais de medicina que não concordaram com o CFM foi o de Minas Gerais. “A posição do conselho é contra o aborto da forma como a reforma do Código Penal propõe, porque pensamos que há formação da vida já na fecundação. E, a partir daí, a posição do médico é de defendê-la”, esclareceu o presidente do conselho mineiro, João Batista Gomes Soares. Ele entende que o pai também precisa ter o direito de opinar sobre a decisão da mulher.

Texto de: Julia Chaib e Renata Mariz.  22/03/2013 – Jornal Correio Braziliense. Em: http://www.unb.br/noticias/unbagencia/cpmod.php?id=94319

aborto legal

Campanha Dia 28 de setembro –  No Brasil, 200 mil mulheres fazem o procedimento de curetagem pelo sistema público de saúde por ano, procedimento muito utilizado após o processo abortivo. Este procedimento quando realizado sob condições precárias – por pessoas sem a necessária capacitação ou em ambientes que não apresentem os mínimos padrões sanitários – causa sequelas à saúde da mulher e, muitas vezes, sua própria morte.

Com o slogan “Aborto legal e seguro: uma questão de direitos, uma questão de democracia”, a Campanha 28 de Setembro pela Descriminalização do Aborto na América Latina e no Caribe estimula uma reflexão sobre as leis vigentes e as questões do aborto inseguro, sua clandestinidade e as consequências na saúde das mulheres. A campanha foi criada em 1990, no V Encontro Feminista da América Latina e no Caribe, realizado na Argentina.

Apesar de o Brasil ter ratificado tratados internacionais sobre Direitos Humanos e direitos reprodutivos da mulher, o aborto ainda é proibido no país, salvo casos especiais. As leis e políticas brasileiras sobre o assunto foram questionadas pela ONU, que cobrou posição do governo brasileiro durante a 51ª sessão do Comitê Para a Eliminação de Discriminação Contra as Mulheres em fevereiro em Genebra.

No Brasil, o responsável pela campanha é a Rede Feminista de Saúde, em parceria com o Instituto Mulher pela Atenção Integral à Saúde e Direitos Humanos – IMAIS/Bahia.

A Revista Ciência & Saúde Coletiva de julho traz dados alarmantes: uma em cada cinco mulheres aos 40 anos já fez pelo menos um aborto. Metade dessas mulheres utiliza medicamentos para fazer aborto, e a outra metade precisou ficar internada para terminar o aborto. Os dados foram levantados pela pesquisa Aborto no Brasil, de autoria do economista e sociólogo Marcelo Medeiros e a da antropóloga Debora Diniz, ambos professores da Universidade de Brasília (UnB). Os pesquisadores receberam o prêmio Fred L. Soper à Excelência em Literatura sobre Saúde Pública pelo estudo. Entre os méritos do trabalho financiado pelo Ministério da Saúde, está a identificação da magnitude do aborto no país.

Publicações analisando dados de 1995 a 2008, um levantamento do instituto americano Guttmacher mostra que as mais altas taxas de abortos estão justamente em regiões com legislação restritiva. O estudo publicado na revista médica The Lancet contraria o argumento de que leis severas contra o aborto reduzem a disseminação da prática.

A Campanha enfoca o aborto a partir das seguintes considerações: 

  • como um problema de saúde pública, por seu impacto na saúde das mulheres;
  • como uma questão de direitos humanos e de democracia, vinculado a uma maternidade livre e voluntária;
  • como um assunto de justiça social, uma vez que são as mulheres pobres as que mais sofrem com a prática do aborto inseguro;
  • e como uma defesa do Estado Laico.

Fonte: Jornal da Associação Brasileira de Enfermagem-ABEn, Ano 54 – Nº 03 – Jul./Ago./Set., página 10, 2012. Brasília – DF – Brasil ISSN 1984-9761 .

Acesse o Jornal ABEn:  https://mail-attachment.googleusercontent.com/attachment/u/0/?ui=2&ik=b17dddb03e&view=att&th=13d934907ec4639b&attid=0.1&disp=inline&realattid=2e233d181c0f1848_0.1&safe=1&zw&saduie=AG9B_P_AFVUiazq_gztGadI-Mwb6&sadet=1364243845110&sads=Mp_qTQGIKOceHV2i3UjZxgK_o4Y&sadssc=1

Acesse o material da campanha:  
sededeque.com.br/28desetembro/

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support