Dois festivais agitam Porto Alegre: 5º Festival de Teatro de Rua e o Festival Dança Porto Alegre

 

 

mystiqueDois festivais movimentam a capital gaúcha nesta semana. Com curadoria de Alexandre Vargas, o 5º Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre começa nesta segunda-feira, oferecendo uma programação gratuita, com atividades formativas e inúmeros espetáculos. Esta edição presta homenagem ao ator Rogério Lauda, recentemente falecido, que integrava o grupo Povo da Rua.

Espetáculos gratuitos ocorrem no Centro da Capital

Na próxima sexta, as peças serão apresentadas em diversos pontos do Centro. No sábado, se deslocarão para a periferia, e, no domingo, estarão na Redenção e arredores. Em “Domínio Público” (Espanha), o diretor Roger Bernart dá instruções por meio de fones de ouvido a um grupo de espectadores, numa praça, e em “Padox dans la Cite” (França), 20 personagens rumam para as ruas, atuando sob a luz do sol. Sarcasmo e paródia caracterizam “Helena Pede Perdão e é Esbofeteada” (SP), inspiradas em filmes hollywoodianos e telenovelas brasileiras. O saudosismo dá o tom em “Naquele Bairro Encantado” (MG) e “Olhar do Outro”, de Pelotas, bebe na fonte de Tchecov em “A Gaivota”. Já as peças locais “Aye” fala do primeiro quilombo; “Futebol Nossa Paixão” traz moradores de uma favela, apaixonados por futebol, que têm suas vidas mudadas a partir da vinda da Copa do Mundo de Futebol em 2014, e “Geocoreografia: Cidade Não Vista” coloca mais de 40 atores nas escadarias do viaduto da Borges de Medeiros.

O Festival Dança Porto Alegre, realizado de sexta a domingo, na Pompeia (Barros Cassal, 220), promoverá workshops, bailes e aulas. Diversos profissionais da dança do Rio Grande do Sul e de outros estados estarão presentes, marcando o crescimento da dança de salão. Estão confirmados Alexei Ramos e Emília Pedra, da Bahia, que integram a Fonts Company (Itália); Renata Peçanha e Jorge Peres, do Rio de Janeiro, criadores do zouk brasileiro, e Ramon Oliveira, que inventou o bolero estilizado. As aulas de samba, salsa, tango e zouk serão na sexta e sábado, a partir das 9h. O baile será no dia 12, às 22h, e domingo, a partir das 20h, na confraternização. No sábado, haverá performances infantis e do residentes do Asilo Padre Cacique, assistindo e dançando um bolero com os professores.

» Grupos selecionados
– Compagnie Houdart-Heuclin (França), com “Padox Dans La Cité”
– Roger Bernat/FFF (Espanha), com “Domínio Público”
– Grupo Performa (São Paulo-SP), com “Cry Baby Cry!”
– Erro Grupo (Florianópolis-SC), com “Enfim um Líder”
– Tablado de Arruar (São Paulo-SP), com “Helena pede perdão e é esbofeteada”
– Grupo Garajal (Maracanaú-CE), com “O encontro de Shakespeare com a Cultura Popular: Romeu e Julieta”
– Trupe Olho da Rua (Santos-SP), com “Arrumadinho”
– Teatro Público (Belo Horizonte-MG), com “Naquele Bairro Encantado”
– Bloco da Laje (Porto Alegre-RS), com “Parada Cênica Musical”
– Oigalê (Porto Alegre-RS), com “O Baile dos Anastácio”
– Grupo Mosaico Cultural (Porto Alegre-RS), com “Corsários Inversos”
– Grupo Pindaíbanos (Porto Alegre-RS), com “A Serpentina ou Meu Amigo Nelson”
– A Cambada de Teatro (Porto Alegre-RS), com “Futebol, Nossa Paixão”
– Rudinei Morales Teatro de Animação (Porto Alegre-RS), com “O Teatro de Caixa”
– Teatro Geográfico + Diego Mac (Porto Alegre-RS), com “Geocoreografia: cidade não vista”
– Grupo Manjericão (Porto Alegre-RS), com “João-Pé-de-Chinelo”
– Ayé (Porto Alegre-RS), com “Ayé”
– Grupo Tia (Canoas-RS), com “Histórias de Circo sem Lona”
Olhar do Outro (Pelotas-RS), com “Olhar do Outro”;

As apresentações são realizadas do dia 10 a 12 de abril, em diversos pontos da Rua dos Andradas e Largo Glênio Peres; No dia 13 de abril, em diversas praças e bairros de Porto Alegre;  No dia 14 de abril, no Brique da Redenção.

Para saber informações mais detalhadas, basta acessar o site do FTRPA

Fontes: http://www.cpovo.net/ArteAgenda/?Noticia=495987 . Publicado em 08/04/13.
Foto: Espetáculo Corsários Inversos, do grupo Mosaico Cultural (Porto Alegre-RS) (Créditos: João Dullius / Divulgação). E  http://www.guiadasemana.com.br/evento/artes-e-teatro/festival-de-teatro-de-rua-de-porto-alegre-rua-da-praia-08-04-2013

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support