Secretaria de Estado da Cultura RS e Coletivo Feminino Plural apresentam:
O Ponto de Cultura Feminista: corpo, arte e expressão e o Coletivo Feminino Plural abrem espaço às expressões da cultura feminista com jovens meninas e mulheres na Restinga durante a campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra meninas e mulheres. No dia 27 de novembro, das 18h às 18h30, uma mostra envolvendo audiovisual, capoeira, literatura, break e rap feminino marcam presença dentro da Semana da Restinga, realizada na Esplanada da Restinga. Já no dia 29 de novembro, o grafitte é a linguagem usada pelas meninas que irão criar um mural feminista na Associação Comunitária Chácara do Banco, sob orientação da Grafiteira Gabee Mérqs, de Santa Maria.
Os 16 Dias de Ativismo tem início no dia 25 de novembro, o Dia Internacional pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A campanha internacional é um grito pelo fim de todo tipo de violência e discriminação contra meninas e mulheres. O Ponto de Cultura Feminista: corpo, arte e expressão chega para somar e realizar ações para a expressão da arte produzida por meninas e mulheres e por uma vida sem violência.
As ações culturais vêm mobilizando diversas meninas e mulheres da Restinga durante o ano de 2015. Oficinas de break e de grafite, saraus e rodas de conversa sobre feminismos envolveram toda a comunidade em torno dos temas da arte e da expressão das meninas e das mulheres.
A parceria comunitária envolveu a artista Bgirl Ceia Santos, ativista na Frente Nacional de Mulheres no Hip-Hop e as parcerias locais como a Rede Mulher Restinga, CREAS Restinga, Fórum de Segurança Regional Restinga, ONG Um Novo Olhar – Associação Chácara do Banco- PLP Promotoras Legais Populares – EMEF Sem. Alberto Pasqualini – Estúdio Multimeios – IFRS Campus Restinga.
Fonte: Ponto de Cultura Feminista – Corpo, Arte e Expressão, publicado em 19 de novembro de 2015, por Roberta Mello.