Fórum Municipal da Mulher de Porto Alegre faz chamada para Inscrição/Recadastramento de Entidades

CARTA-CONVITE
CHAMADA PARA INSCRIÇÃO/RECADASTRAMENTO NO FÓRUM MUNICIPAL DA MULHER DE PORTO ALEGRE – 2017
O Fórum Municipal da Mulher de Porto Alegre é uma instância política do movimento de mulheres e feminista de Porto Alegre. Reconhecido pela Lei no.347/95 (a mesma que criou o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – COMDIM), possui atribuição também para indicar as representantes não governamentais junto ao Conselho.

O FMM é composto por entidades, movimentos e grupos não governamentais, cuja finalidade envolve estudo, assessoria, reivindicação, apoio às ações e garantia dos direitos das mulheres em todas as etapas de sua vida, direta ou indiretamente.

A missão do Fórum é de articular as lutas das mulheres em Porto Alegre, constituindo-se em um porta-voz legítimo das reivindicações, denúncias e propostas do movimento de mulheres. Sua agenda está assentada em alguns eixos de atuação, entre eles os de:

  • Elevar a participação política das mulheres;
  • Enfrentar todas as formas de violência e discriminação contra as mulheres;
  • Defender a saúde integral através do Sistema Único de Saúde equitativo, público, universal e de qualidade;
  • Defender os direitos sexuais e direitos reprodutivos e a descriminalização do aborto;
  • Implementar políticas públicas definidas nos processos de conferências que enfrentem as desigualdades de gênero nos campos da saúde, educação, cultura, trabalho, assistência social;
  • Combater o racismo, a lesbofobia e outras formas de discriminação;
  • Respeitar e monitorar instâncias de participação e controle social das políticas públicas.

A formação do Fórum observa o critério de representação dos diversos segmentos do movimento de mulheres, assegurando-se a diversidade étnica, geracional, de orientação sexual, de tipologias de participação.

Durante os meses de outubro de 2016 a janeiro de 2017, foram realizadas reuniões de rearticulação do Fórum Municipal da Mulher de Porto Alegre (FMM), chamadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher-COMDIM/POA, com objetivo de reaproximar entidades e organizações do movimento de mulheres, bem como somar novos grupos ao Fórum.

Durante esse processo, de forma consensual entre as entidades presentes (mais de 40 representações, lista anexada ao blog e facebook do FMM de Porto Alegre) foram estabelecidas duas comissões: Comissão Especial para Reorganização do Fórum e a Comissão de Comunicação. 

À Comissão Especial de Reorganização coube a tarefa de localizar documentos do FMM e a elaboração do edital de inscrição /recadastramento e à de Comunicação atualizar blog do Fórum, criar página no Facebook e comunicar via e-mails chamadas para os encontros e notícias afins.

No histórico deste processo de rearticulação e reorganização do FMM, cabe lembrar dois encontros fundamentais. O primeiro que foi a reunião ampliada do COMDIM/POA de 12/12/2016, realizada no SindBancários, na qual foi definida a prorrogação por seis (6) meses da gestão do COMDIM/POA e, por consequência, do Fórum Municipal da Mulher, ficando estabelecido como prazo final de ambas as gestões o mês de junho de 2017.

O segundo momento ocorreu na plenária de 9 de janeiro de 2017, igualmente chamada pelo COMDIM/POA, no espaço da Ocupação Mulheres Mirabal. Na ocasião, as participantes destacaram a importância do fortalecimento da rearticulação do Fórum Municipal da Mulher e estabeleceram que o processo de inscrição e de recadastramento de entidades seria construído pela Comissão Especial de Reorganização durante o mês de fevereiro de 2017.

Sendo assim, CONVIDAMOS a todas as entidades, movimentos e organizações não governamentais de mulheres a participarem do processo de INSCRIÇÃO e RECADASTRAMENTO no Fórum Municipal da Mulher de Porto Alegre, no período de 06.03.2017 a 04/04/2017. conforme Edital 01/2017, publicizado no blog e facebook do FMM e COMDIM/POA. 

Saudações Feministas,

Comissão Especial de Inscrição/Recadastramento do FMM de Porto Alegre: NIEM/UFRGS; SINDJORS; Coletivo Feminino Plural; Secretaria de Mulheres do PT/POA.

Porto Alegre, 06 de março de 2017.

 
ACESSE ABAIXO O EDITAL, A CARTA DE COMPROMISSO E ADESÃO E A FICHA DE INSCRIÇÃO/RECADASTRAMENTO: 
  • EDITAL 01/2017  –  INSCRIÇÃO/ RECADASTRAMENTO DAS ENTIDADES PARA COMPOR O FÓRUM MUNICIPAL DA MULHER DE PORTO ALEGRE –  https://goo.gl/GGXKxM 
Fonte: Publicado em 06 de março de 2017, no Blog do Forum Municipal da Mulher de Porto Alegre. 
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support