Ao longo do ano de 2022 as Inclusivass realizaram a construção de vários matérias importantes através do Projeto Todas São Todas que contou com o apoio do Fundo Elas+.
Em parceria com as Inclusivass o Coletivo Feminino Plural participou da construção desses materiais com reuniões, atividades e Lives ao longo do ano reafirmando nosso compromisso com a luta das mulheres com deficiência.
A “Carta das Mulheres e Meninas com Deficiência do RS“, teve sua reformulação em um encontro com diversos movimentos de mulheres do nosso estado e de outros.
Sua proposta inicial trazia 21 propostas de politicas publicas e passou a contar 40 propostas de politicas publicas voltadas as mulheres e meninas com deficiência do RS.
Acesse aqui
Outro material construído e inédito no Brasil é o “Guia de Enfrentamento à Violência Contra Meninas e Mulheres com Deficiência” construído em parcerias com outros movimentos, entre eles, o Levante Feminista Contra o Feminicídio no qual fazemos parte da executiva nacional.
O RS se tornou um estado perigoso para as mulheres gaúchas viveram e acende um alerta para os movimentos feministas com o sucateamento do serviço que presta atendimento e acolhimento as vitimas de violência contra as mulheres.
Desde 2016 acompanhamos de perto todo o trabalho de monitoramento realizado pelas Inclusivass na rede de atendimento e sua estrutura de acessibilidade para que as mulheres com deficiência possam buscar por estes serviços com total autonomia e inclusão.
O Ministério Público foi fundamental nesse processo de denuncia e acompanhamento ao longo desses anos, mas pouco avançamos e retrocedemos quando tornamos através da denuncia realizada em 2016, o Centro de Referência Estadual da Mulher Vânia Araújo, um espaço com serviço acessível para receber as mulheres com deficiência e que em 2022 fecha suas portas sem comunicado nenhum a sociedade e ao próprio movimento de mulheres que tem contribuído no monitoramento desses serviços.
O Guia é mais um material que trás os diferentes tipos de violência que as mulheres e meninas com deficiência podem estar sofrendo ou sofrer ao longo da vida. Também reúne informações de como funciona os serviços de atendimento e acolhimento as vitimas em situação de violência, os tipos de violência, legislação e onde buscar ajuda.
Acesse aqui
Agradecemos toda construção coletiva construída com as Inclusivass nesses 8 anos de movimento e reafirmamos nossa parceria e luta.