Manifesto: O impeachment de todas as brasileiras

Nós, mulheres brasileiras, estamos estarrecidas com o golpe institucional contra a Presidenta Dilma Rousseff em nosso país. Sem crime, ela foi julgada e condenada pelos seus algozes, senadores pertencentes às elites mais corruptas e conservadoras, derrotados nas eleições de 2014, e que não aceitaram sua vitória. Foi objeto de uma traição de seu vice e antigos aliados, que por dentro do governo atuaram de forma degradante com a política. Seu impeachment não só a afasta do poder, mas sinaliza a todas as mulheres brasileiras que elas “não podem”, devem ser mantidas fora do poder. Um crime também de misoginia. Vislumbramos grandes retrocessos quanto à liberdade, à democracia e à cidadania.

Dilma Rousseff, a mulher afastada d Presidência da República é uma mulher digna. Militante política desde jovem, sofreu na Ditadura Militar as consequências da prisão, da tortura, do julgamento ilegal. Manteve-se íntegra e altiva, elegendo-se presidente pela primeira vez em 2011 e reelegendo-se em 2014.

Nos seus dois mandatos, para assegurar a governabilidade, obrigou-se a ampliar cada vez mais sua base político-parlamentar, sendo derrotada por ela mesma, pela união dos setores identificados com o agronegócio, com a produção de armas e munições, com o capital internacional que já começou a apropriar-se das nossas riquezas, os banqueiros e os fundamentalistas religiosos e de todos os tipos.

Nós, mulheres brasileiras, nos sentimos nesse momento derrotadas, mas ao mesmo tempo desafiadas a continuar lutando. Pedimos às nossas companheiras de todos os países que repercutam nossa posição. É de profunda tristeza, de coração partido, não há espaço nesse momento para outra coisa que não seja buscar solidariedade para os duros momentos que estamos passando e para outros que possivelmente virão.

Telia Negrão – Coletivo Feminino Plural

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support