MPPE lança software para combater violência contra mulher

Leia Já – Com o objetivo de reduzir o número de mulheres assassinadas no Estado, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) criou um software para verificar os possíveis entraves na apuração e julgamento dos delitos de gênero. O programa irá possibilitar o órgão a levantar dados estatísticos sobre o problema e a partir daí, planejar ações e sugerir políticas públicas, a fim de diminuir os índices de violência contra o sexo feminino.

Também através do software, o Núcleo de Apoio à Mulher (NAM), com base na Lei Maria da Penha (art. 26, III), iniciará uma pesquisa sobre a qualidade do atendimento às mulheres vítimas de violência abrangendo todo o Sistema de Justiça especializado no Recife.

Além disso, o software ainda permitirá definir o perfil do agressor e da vítima, classe social, religião, qual o dia da semana em que acontece a violência, período do dia, renda, entre outros dados.

“O melhor é que o diagnóstico poderá ser feito sem interromper o trabalho diário da Promotoria de Justiça, aproveitando a presença da vítima e do agressor no momento da audiência de instrução e julgamento. À medida que formos preenchendo os questionários, vamos alimentando esses dados estatísticos sem precisar de uma compilação posterior”, ressalta o coordenador do NAM, promotor de Justiça João Maria Rodrigues.

Depois de concluído o diagnóstico, as informações serão entregues ao Instituto Maria da Penha (IMP), que terá o papel de consolidá-las em um estudo científico.

Segundo o MPPE, de 2006 a 2012 houve uma redução no índice de violência contra a mulher de 40%. No entanto, de 2012 a 2013, houve um aumento de 24%. No ranking dos estados, Pernambuco é o 5º mais violento e o Recife é a 6ª capital mais violenta.

Fonte: Monitoramento da Cedaw. Publicado em 09 de março de 2014.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support