Publicidade de cerveja para o Carnaval é acusada de desrespeitar mulheres

Clarissa Sardenberg e Paloma Savedra/O Dia Uma campanha publicitária veiculada especialmente para o Carnaval pela cerveja Skol causou indignação em mulheres em São Paulo e nas redes sociais por todo país nesta quarta-feira. “Esqueci o ‘Não’ em casa” – dizia o texto. Na rede social Facebook, Pri Ferrari, de 25 anos, e Mila Alves, de 28, fotografaram o outdoor, que classificaram como “irresponsável”, e fizeram uma intervenção na peça: “Trouxe o Nunca”. O ato fez a marca voltar atrás e reformular a mensagem que deu margem a “entendimento dúbio”.Em entrevista ao DIA , a publicitária Pri Ferrari contou que se deparou com a campanha “ofensiva” em um ponto de ônibus e compartilhou a imagem em grupo feminista do qual faz parte no Facebook. Ela ressalta a importância de não se veicular campanhas de duplo sentido como esta especialmente no Carnaval.

skol 300x200 Publicidade de cerveja para o Carnaval é acusada de desrespeitar mulheres

Segundo a jovem, o diretor de Comunicação da Ambev, Alexandre Loures, entrou em contato com ela por volta das 14h. Após ser confrontado, ele concordou que a campanha dá abertura para interpretação negativa e disse que na noite desta quarta-feira a empresa fará uma ação para retirar os outdoors de circulação.

Segundo Pri, a frase da Skol induz à “perda de controle”, sendo perigosa principalmente no Carnaval, quando o índice de estupros aumenta. “Amigos publicitários, vocês precisam ter mais noção e respeito”, alertou a jovem.

Por meio de nota, a cervejaria admitiu que a peça publicitária causou entendimento dúbio. Afirmou ainda que substituirá as frases atuais por “mensagens mais claras e positivas”, em respeito à diversidade de opiniões.

“As peças em questão fazem parte da nossa campanha “Viva RedONdo”, que tem como mote aceitar os convites da vida e aproveitar os bons momentos. No entanto, fomos alertados nas redes sociais que parte de nossa comunicação poderia resultar em um entendimento dúbio”, dizia o texto. A skol afirmou ainda que repudia qualquer ato de violência seja física ou emocional. “Reiteramos o nosso compromisso com o consumo responsável”, declarou a marca.

Publicado em Monitoramento da Cedaw, em 11 de fevereiro de 2015.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support