Relatório Alternativo da Sociedade Civil (2013-2014) é analisado na 58ª Sessão da Cedaw em Genebra

capa_relatorio cedaw_217x300Confira aqui e no site do Monitoramento da CEDAW o Relatório Alternativo da Sociedade Civil (Brasil 2013/2014) em análise pelo Comitê das Nações Unidas da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação à Mulher (CEDAW) durante a 58ª Sessão, de 30 de junho a 18 de julho de 2014, em Genebra.

O Relatório Alternativo (Sombra) foi elaborado pelo Consórcio Nacional de Redes e Organizações, o qual faz parte do projeto “Monitoramento da Cedaw: ação permanente dos movimentos de mulheres”, e tem como objetivo subsidiar a análise do Comitê Cedaw sobre ações do Governo Brasileiro em relação ao Tráfico de Mulheres e Meninas e à Saúde da Mulher, bem como o de publicizar estas informações e todo o processo de monitoramento da CEDAW à sociedade brasileira.

Em fevereiro de 2012, na 51ª Sessão realizada em Nova York, o Comitê Cedaw recomendou ao governo brasileiro apresentar um follow-up (acompanhamento) sobre o enfrentamento ao tráfico de mulheres e meninas e a saúde da mulher no país e estabeleceu um prazo de dois anos esta apresentação.

Além desta recomendação também há outras, no entanto estas o Brasil deve prestar contas em 2015. Na 51ª Sessão foram observados aspectos tanto positivos quanto negativos em relação a políticas públicas voltadas ao enfrentamento e eliminação a todas as formas de discriminação às  mulheres em diferentes âmbitos, entre eles da política, vida no campo, educação e violência. Todos os arquivos e documentos sobre a ratificação da Cedaw e monitoramento dela estão disponíveis no site do Monitoramento da Cedaw e das Nações Unidas (www.ohchr.org ).

Confira também o Relatório do Governo e o Relatório do Center for Reprodutive Rights.

O Relatório Alternativo da Sociedade (Sombra) está disponível nas versões em portuguêsinglês e espanhol.

Lista das entidades que formam o Consórcio Nacional de Entidades no Monitoramento da Cedaw:
Ação Permanente do Movimento de Mulheres:

COMITÊ GESTOR 

CONSÓRCIO

Instituto Mulher pela Ação Integral à Saúde e Direitos Humanos (IMAIS)
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support