Na terça-feira (8 de setembro) aconteceu a 2ª Roda de Conversa sobre Feminismos e Relações de Gênero promovida pelo Ponto de Cultura Feminista: corpo, arte e expressão na Restinga. Desta vez, o encontro ocorreu na Associação Chácara do Banco, nossa parceira de todas as horas e integrante do comitê-gestor local, e marcou, ainda, a abertura de inscrições para as Oficinas de Grafite, com a grafiteira Gabee Mérrqs, da Frente Nacional de Mulheres do Hip Hop Sul (FNMHHSul).
A roda de conversa contou com a presença da Antropóloga Leina Peres, do Coletivo Feminino Plural, da MC Flor do Guetto, representante da Frente Nacional de Mulheres no Hip-Hop e da Grafiteira Gabee Mérrqs, de Santa Maria. A roda de conversa busca formar meninas e mulheres nos feminismos e criar um espaço de liberdade para a discussão de temas levados pelas integrantes do comitê-gestor do Ponto de Cultura Feminista, mas também sugeridos pelas participantes.
As ações do projeto (oficinas, saraus, apresentações e ações de ativismo) são focadas em interpelar as desigualdades produzidas historicamente e mantidas pelos padrões culturais. O público alvo são todas as meninas e mulheres que tenham interesse em fruir, promover e viver a arte e seus corpos para além das convenções e imposições que a cultura machista reverbera cotidianamente.
Oficinas de Grafite
As oficinas ocorrem nos dias 27 de setembro, 3 e 4 de outubro e 11 de outubro, das 10h às 17h, na sede da Associação Chácara do Banco (Travessa F. nº 20), na Restinga.
Quem quiser mais informações sobre os encontros pode mandar email para pontodeculturafeminista@gmail.com ou comunicapontodecultura@gmail.com.
Por Roberta Mello/Coletivo Feminino Plural. Publicado em Ponto de Cultura Feminista, em 10 de setembro de 2015.