Secretaria da Saúde do Ceará promete atender às reivindicações do movimento da aids no estado

Agência de Notícias da Aids– Mais de 100 ativistas do movimento da aids no Ceará fizeram uma manifestação, na manhã dessa segunda-feira (22), na frente da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), na capital Fortaleza (CE). Eles foram cobrar do estado e do município respostas para as reivindicações que entregaram na pasta no dia 8 de setembro. Entre elas, o pedido de passe livre para pacientes soropositivos, a instalação de um tomógrafo e atendimento odontológico no Hospital São José e tratamento para lipodistrofia.

Por volta das 8 h, os manifestantes se concentraram na frente do prédio da Sesa e, em seguida, o secretário executivo da Saúde, Acilon Gonçalves, os recebeu. “Se o secretário efetivar os encaminhamentos que demos, como nos prometeu, será um grande avanço, uma vitória do movimento da aids no nosso estado”, disse Vando Oliveira, coordenador da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids (RNP+) do Ceará, que organ izou a manifestação.

O secretário Acilon Gonçalves, segundo Vando, se comprometeu em resolver o problema da entrega das cestas básicas aos usuários cadastrados nos próximos dias. O tomógrafo estará funcionando, no Hospital São José , até 15 de novembro. Na próxima sexta-feira ( 26) será lançado o edital para seleção pública imediata da contratação dos dentistas para o serviço de odontologia do mesmo hospital.

Ainda segundo Vando, o estado pode assumir o passe livre para 500 pessoas até 31 de dezembro. O secretário pediu para o movimento encaminhar três leis ja existentes em outros estados que adotaram o benefício para que, na próxima terça feira (30), ele possa conversar com o prefeito, Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra, e tentar viabilizar a medida no Ceará.

Sobre a lipodistrofia, foi formada uma comissão com integrantes da secretaria, do conselho de saúde e do movimento para intercederem junto ao Hospital das Clínicas, pedindo que se inicie o tratamento da síndrome, conforme regras do Ministério da Saúde.
“Estamos felizes com os resultados de hoje e na expectativa da reunião com o prefeito”, comentou Vando.

Fonte: Agência de Notícias da Aids, em 22 de setembro de 2014.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support