Encontro histórico realizado nesta quinta-feira, 17 de novembro de 2016, no Sindicato dos Bancários de Porto Alegre (RS) reuniu representantes de movimentos de mulheres e feministas e demais movimentos sociais, ativistas, integrantes de núcleos de pesquisa e de entidades e redes vinculadas ao enfrentamento da violência contra mulheres e meninas e a luta pelos direitos humanos. Organizado pelo Coletivo Feminino Plural, o “Seminário sobre Violência contra Mulheres e Meninas – da denúncia à ação”, marcou também os 20 anos de atividades da entidade.
Durante o seminário, temas como violência obstétrica, desigualdade social, racismo, feminicídio, infecção por HIV/Aids, estiveram em pauta, bem como a violência contra mulheres com deficiência, o papel da mídia e da religião e a importância do respeito à diversidade. “Invisibilidade” foi a palavra repetida ao longo do dia por várias mulheres, associada ao desafio de acabar com as diversas violências, inclusive a da discriminação, que faz como que as mulheres não se sintam sujeitas de direitos.
Como garantir a manutenção de avanços conquistados e ir além, para continuar lutando pelo fim das tantas violências contra mulheres e meninas, e ampliar e melhorar os serviços já existentes? Ao final do encontro, foi lançada a publicação “As diversas faces da violência contra as mulheres”, que traz uma coletânea de textos sobre violências de gênero, e a Cartilha do “Projeto Conexões – HIV/Aids e a Violência contra as Mulheres”.