Coletivo Feminino Plural participa do Seminário Mulheres no Poder em Brasília

A coordenadora do Coletivo Feminino Plural, Telia Negrão, participará da “Oficina de Discussão sobre metodologia para monitoramento da implementação da Lei Maria da Penha e Lei do Feminicídio”, a ser realizada nos dias 14 e 15 de dezembro no Instituto Legislativo Brasileiro, em Brasília. O encontro faz parte do“Seminário Mulheres no Poder”, organizado pela Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal, em parceria com o Banco Mundial e a ONU Mulheres. O objetivo é propor pautas do interesse das mulheres ao Congresso Nacional em 2017.

Participam da atividade, legisladoras, legisladores, representantes dos setores público e privado, entidades do movimento organizado de mulheres e organismos internacionais e será dividido em quatro painéis temáticos onde serão discutidos indicadores de violência contra a mulher, por meio de experiências nacionais e internacionais de Observatórios de Monitoramento da Violência de Gênero; a presença das mulheres no universo político; o empoderamento feminino no setor privado; e a pauta de reivindicações do movimento organizado de mulheres e entidades do terceiro setor.

Na última década o Brasil conheceu significativo avanço nas políticas para enfrentamento à violência contra as mulheres. Dois marcos importantes nesse contexto são a aprovação da Lei Maria da Penha, de agosto de 2006, e a Lei do Feminicídio, de março de 2015. Apesar dos avanços, a violência contra as mulheres por razões de gênero continua apresentando níveis alarmantes e com escalas crescentes de gravidade.

Em 2013, o relatório final da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito sobre violência contra a mulher (Senado Federal, 2013), concluiu que um dos grandes desafios do país, para o enfrentamento da violência contra as mulheres, refere às lacunas na produção de dados e indicadores que permitam conhecer e avaliar os resultados nacionais alcançados com a aplicação das referidas leis e o desenvolvimento da Política Nacional de Enfrentamento à Violência.

Com o objetivo de contribuir para superar essas lacunas, o OMV e a ONU Mulheres, organizam a “Oficina de Discussão sobre metodologia para monitoramento da implementação da Lei Maria da Penha e Lei do Feminicídio” para:

• refletir sobre as experiências internacionais e nacionais de produção de dados sobre violência contra as mulheres/violência de gênero, seus limites e desafios para o desenvolvimento e implementação de sistemas de monitoramento nacional;
• colher subsídios para a elaboração de uma metodologia de monitoramento da aplicação da Lei Maria da Penha e Lei do Feminicídio;
• fortalecer a atuação do Observatório da Mulher contra Violência (OMV/SENADO);
• identificar parcerias para a criação de um “observatório em rede nacional da sociedade civil e universidades” para o monitoramento da aplicação da aplicação da Lei Maria da Penha e Lei do Feminicídio.

A Oficina contará com a participação aproximadamente 30 convidada(o)s entre especialistas estrangeiros e brasileiros, representantes de organismos internacionais e de governo, universidades e do movimento feminista, de modo a propiciar um espaço de debate e troca de conhecimento. Neste sentido, vimos convidá-la a participar da Oficina contribuindo com seu conhecimento e experiência na produção e utilização de dados sobre violência contra as mulheres.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support