1ª Conferência Estadual de Saúde da Mulher do Rio Grande do Sul – CESMu/RS

De 9 a 11 de junho de 2017 será realizada a 1ª Conferência Estadual da Saúde da Mulher do Rio Grande do Sul – 1ª CESMu/RS, em Porto Alegre, como Etapa Estadual da 2ª Conferência Nacional da Saúde da Mulher, que acontecerá de 1º a 4 de agosto, em Brasília.

O objetivo das conferência de Saúde da Mulher é a formulação de diretrizes para políticas públicas nesta área, efetivando os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).  Conforme está previsto na Constituição Federal de 1988 e nas Leis n° 8.080 de 19 de setembro de 1990 e nº 8.142 de 28 de dezembro de 1990, é fundamental que se garanta a saúde da mulher como um direito,  através da promoção da igualdade social e da cidadania.

O objetivo da 1ª CESMu/RS é elaborar propostas para o fortalecimento dos programas e ações de implementação do tema central “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”. Tendo como eixos principais a “Implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres” e “Diretrizes para definir a Política Estadual de Atenção Integral à Saúde das Mulheres”.

A partir do tema central serão discutidos subtemas como a situação da saúde da mulher e os determinantes econômicos, sociais e ambientais do adoecimento; o papel do estado no desenvolvimento socioeconômico ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; o mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres e as políticas públicas para mulheres e a participação social.

Estamos aguardando a publicação do Decreto que convoca 1ª CESMu/RS e na Plenária do CES/RS de 09/02 deveremos eleger a Comissão de Organização da Conferência.

Mobilização e participação

O CES/RS convida os conselhos municipais de saúde, gestores, entidades de classe, movimentos sociais e instituições voltadas à saúde da mulher para participarem do processo das Conferências da Saúde das Mulheres. No âmbito estadual e regional, neste momento é possível participar através de:

  1. a) Comissões de Trabalho – Já foram constituídas comissões de trabalho abertas a entidades, movimentos, órgão públicos e indivíduos que queiram contribuir no processo de construção da 1ª CESMU/RS. As comissões reúnem periodicamente no CES/RS e são as seguintes:

1) Comissão de Formulação e Relatoria;

2) Comissão de Comunicação e Mobilização;

3) Comissão de Infraestrura, Orçamento e Finanças:

  1. b) Plenárias Macrorregionais – O CES/RS realizará plenárias nas sete macrorregionais, para debater as seguintes questões: 1) Emenda Constitucional 95 (Congelamento por vinte anos das despesas primárias da União – todas as despesas exceto o pagamento de juros e dívida); 2) 1ª Conferencia Estadual da Saúde da Mulher; 3) 1ª Conferencia Estadual de Vigilância em Saúde; e, 4) Conselho Regional de Saúde. As plenárias serão nas seguintes datas:

– 10/03 – Macrorregional Sul – Pelotas;

– 16/03 – Macrorregional Centro-Oeste – Santa Maria;

– 17/03 – Macrorregional Vales – Santa Cruz do Sul;

– 24/03 – Macrorregional Metropolitana – Porto Alegre;

– 24/03 – Macrorregional Missões – Ijuí;

– 30/03 – Macrorregional Norte – Passo Fundo;

– 31/03 – Macrorregional Serra – Caxias do Sul

  1. c) Seminário Resistindo e Construindo a Unidade e Equidade na Saúde da Mulher – No processo de construção da 1ª CESMu/RS, o CES /RS convida a participarem do seminário que tem como objetivo produzir coletivamente o texto orientador a ser debatido nas plenárias macrorregionais e posteriormente ser aprovado pelo CES/RS para contribuir com o debate a ser realizado nas etapas 2ª Conferência Nacional da Saúde da Mulher.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support