SNJ – O Relatório Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência e Desigualdade foi encomendado ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública pela Secretaria-Geral da Presidência da República/Secretaria Nacional de Juventude com o objetivo de subsidiar as ações do Plano Juventude Viva.
O IVJ – Violência e Desigualdade Racial classifica as 27 Unidades da Federação segundo a vulnerabilidade à violência dos jovens e incorpora especificamente na dimensão violência um indicador de desigualdade racial.
Inovador, o novo índice, além das variáveis que compõem o Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência produzido pelo Ministério da Justiça em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública em 2010, inclui o risco relativo de jovens negros e brancos serem vítimas de homicídios.
Essa nova variável visa evidenciar o peso da desigualdade racial na vulnerabilidade dos jovens à violência nos estados brasileiros. A versão preliminar do Relatório foi divulgada no Portal Juventude na última sexta-feira (02/01).
Fonte: Secretaria Nacional da Juventude, publicado em 09 de janeiro de 2015.