Tendo como objetivo inserir e fortalecer as políticas públicas específicas que garantam inclusão e acessibilidade, as mulheres com deficiência do Rio Grande do Sul promovem no dia 6 de agosto, às 18 horas, na Sala de Convergência da Assembleia Legislativa, a 1ª Conferência Livre das Mulheres com Deficiência. Este encontro é preparatório à 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres que ocorrerá no próximo ano.
Até lá ocorrem as conferências municipais, estaduais e livres, por segmento. Promovem o evento o Grupo Inclusivass, a ONG Coletivo Feminino Plural, o Projeto Rumo Norte, o Movimento Superação, a Rede Feminista de Saúde, conselheiras de direitos, ativistas e familiares de mulheres com deficiência.
No Brasil, mulheres com deficiência correspondem a 13,53% dos 45,6 milhões de brasileiros com alguma deficiência, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE – 2010). Ou seja, são cerca de 25 milhões de mulheres que além de enfrentarem as desigualdades de gênero existentes na sociedade, também enfrentam a falta de oportunidades, direitos e cidadania, o que as expõe a maiores vulnerabilidades.
As mulheres interessadas podem inscrever-se no dia, a partir das 17h30, no local, andar térreo da Assembleia Legislativa (Praça Mal. Deodoro, 101).
Pequeno histórico:
O Grupo Inclusivas surge em 2013, de uma articulação propiciada pelo 1º Seminário Mulheres com Deficiência e Políticas Públicas, realizado em março de 2014 em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Ao seu final, as ativistas e lideranças decidem buscar formas autônomas de construir e implementar ações. O Grupo luta pelo empoderamento e defesa dos direitos humanos e a cidadania. Durante todo o ano de 2014 este núcleo de trabalho se manteve ativo, fortalecendo identidades em articulação com o movimento de mulheres e de pessoas com deficiência em geral. Para colaborar com esse objetivo, a ONG Coletivo Feminino Plural apoia o trabalho do grupo, que é composto por integrantes do Projeto Rumo Norte, Movimento Superação, Projeto Bugre Lucena, Rede Feminista de Saúde, conselheiras de saúde, ativistas e familiares de mulheres com deficiência. Para o ano de 2015 o grupo busca consolidar-se e ter uma agenda pública.
Formas de atuação:
Capacitação do grupo e do movimento de mulheres
Divulgação na sociedade sobre os direitos das mulheres com deficiência
Ativismo e advocacy por políticas públicas
Solidariedade entre mulheres
Contatos: inclusivass@gmail.com – Carol Santos (85765966); Liza Cenci (82976304), Cristina Mazuhy (98810707), Vitoria Bernardes (84235985), Fernanda Vicari (91884419), Ariadne Mustafa e Telia Negrão (81003878) E 32215298.