Agenda: Seminário Aborto Livre – Uma questão de autonomia, direitos e de saúde das mulheres

No marco da semana do dia 28 de setembro, Dia Internacional de Luta pela Descriminalização do Aborto, as organizações feministas Coletivo Feminino Plural, Comitê Latino Americano e do Caribe de Defesa dos Direitos das Mulheres, Marcha Mundial de Mulheres, grupo GRITAM do SAJU da UFRGS promovem o Seminário Aborto Livre – Uma questão de autonomia, direitos e de saúde das mulheres. O encontro irá discutir o cenário atual do aborto no Brasil desde a perspectiva dos direitos e da saúde das mulheres e ocorre no dia 25 de setembro, a partir das 14h, na Faculdade de Direito da Ufrgs (Avenida João Pessoa, 80).

O objetivo do encontro é dialogar com operadoras/es do direito e com profissionais do campo da saúde sobre argumentos jurídicos e de saúde no sentido da não criminalização das mulheres. O evento antecede o II Colóquio sobre Aborto Legal que acontecerá no Hospital de Clínicas em Porto Alegre e discutirá as práticas já legalizadas previstas para a realização no aborto no Brasil.

Pretende-se que o encontro subsidie a elaboração de uma nota técnica sobre o assunto, que oriente procedimentos e decisões no campo da saúde e do direito.

PROGRAMAÇÃO SEMINÁRIO ABORTO LIVRE

14:00 Mesa de Abertura: Apresentação do coletivo de organizações promotoras do encontro e histórico de construção da ação. Claudia Prates (Marcha Mundial de Mulheres) e Renata Teixeira Jardim (Coletivo Feminino Plural)

14:30 Aborto desde a perspectiva da saúde das mulheres
Mediadora: Domenique Goulart (Grupo Gritam UFRGS)
O olhar da Organização Mundial de Saúde sobre o Aborto. Soledad Diaz Pastén (Médicos do Mundo-França)
Aborto, Violência obstétrica, parto humanizado. Camilla Schneck (Observatório da Violência Obstétrica do Brasil)
Aborto no Brasil – dados, legislação e normas técnicas. Vanessa Chiari Gonçalves (Professora de Direito na UFRGS, com doutorado em Ciências Criminais)

16:30 Apresentação artística, com Ariele Rodrigues

16:45 Aborto desde a perspectiva jurídica
Mediadora: Renata Teixeira Jardim (Coletivo Feminino Plural)
A decisão do STF sobre a interrupção da gravidez até a 12 semana. Paulo Leivas (Procurador da República)
Descriminalização do Aborto (ADPF442 e Amicus curiae). Rubia Abs (Cladem Brasil)
Análises e Decisões internacionais. Carmen Campos (Professora do Mestrado em Direitos Humanos e do Curso de Direito da UNIRITTER/RS)

18:45 Encerramento com sistematização dos encaminhamentos para elaboração da nota técnica.

LOCAL DO EVENTO: Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFRGS (Av. João Pessoa, n. 80, Centro Histórico)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support