O Acervo Feminista Enid Backes é fruto de uma coleção rica e interdisciplinar construída pelo Coletivo Feminino Plural ao longo de duas décadas de ativismo feminista. Visa contribuir para o empoderamento das mulheres e das meninas, promovendo seus direitos humanos e sua cidadania plena, com respeito às diferenças e à justiça social. Contou com a parceria da Fundação Luterana de Diaconia para a organização bibliográfica e o apoio do Ponto de Cultura Feminista: Corpo, Arte e Expressão na aquisição de obras.
O Coletivo Feminino Plural vem investindo na formação de novos quadros feministas e na ampla capacitação de mulheres e jovens para o ativismo e empoderamento pessoal e coletivo. O objetivo é promover uma renovação cultural e geracional de qualidade na luta pelos direitos das mulheres.
A dimensão da Cultura é um componente essencial na defesa dos direitos humanos das mulheres. O acervo feminista da entidade pretende homenagear a feminista histórica Enid Backes, com ações educativas, oficinas, grupos de estudos e seminários, sobre os temas de direitos humanos, feminismo, direitos sexuais e direitos reprodutivos, cultura, arte, racismo, discriminações, teologia feminista, política, entre outros. Desta forma, contribuir para elevar a consistência crítica de mulheres e jovens, sobre autonomia, igualdade de gêneros e interseções.
O acervo está disponível para a população em geral, mas principalmente, destina-se a mulheres e meninas, integrantes dos movimentos feministas e de movimentos sociais e culturais, instituições de ensino, estudos e pesquisa em gênero e feminismo. Conta com cerca de 2mil obras, entre livros, teses, revistas, cartilhas, folhetos, audiovisuais e outros.
O empréstimo das obras se dá via associação, mediante uma contribuição espontânea para manutenção do acervo.