Caixas de publicações do Acervo Enid Backes são entregues durante Encontro da Rede Mulher da Restinga

IMG_5149Desenhar e articular a rede de enfrentamento à violência contra as mulheres da Restinga, fortalecer o movimento de mulheres e meninas e promover a cultura e os direitos humanos, esta foi a tônica do II Encontro da Rede Mulher da Restinga, uma parceria do Fórum de Segurança, entidades locais e o Coletivo Feminino Plural na manhã de sexta-feira. Adolescentes de vários projetos sociais e escolas participaram com demonstrações artísticas de seu engajamento pelo fim da violência contra as mulheres. Duas entidades da Restinga – Associação de Moradores da Chácara do Banco e a Escola Estadual Alberto Pasqualini -receberam as caixas de livros sobre direitos das mulheres doadas pelo Coletivo Feminino Plural, como parte do projeto “Acervo Feminista Enid Backes”, parceria com a Fundação Luterana de Diaconia. A escola beneficiada sedia o projeto Escola Lilás de Direitos Humanos, que atua com teatro e oficinas de conteúdos com meninas, com o apoio do Poder Judiciário. O Ponto de Cultura Feminista Corpo Arte e Expressão, projeto apoiado pelo MINC/Sedac, fez uma prestação de contas de suas atividades e firmou várias parcerias para novas oficinas com meninas de 12 a 18 anos.

Na Roda de Conversa sobre Violência Contra a Mulher, as mulheres que vieram de várias comunidades, levantaram as dificuldades hoje encontradas pela população feminina para proceder às denúncias de agressões físicas e sexuais. Embora organizadas há muitos anos e reivindicando uma delegacia da mulher, um centro de referência e uma casa abrigo, nenhum desses serviços foi instalado. A Restinga, com quase 200 mil habitantes, reúne o maior número de Medidas Protetivas da Capital. No próximo dia 31 pela manhã ocorrerá uma reunião para desenhar a rede existente, organizar os fluxos e divulgar informações às mulheres e meninas.

Durante a entrega das caixas de livros pelo Acervo Enid Backes, a presidenta da Associação da Chácara do Banco, Almerinda Lima, declarou que as atividades do Ponto de Cultura ajudaram a mudar sua comunidade, em especial pela reflexão que provocou quanto às relações de gênero e raciais entre adolescentes e jovens: “Eu jamais poderia imaginar que trabalhar com arte e cultura seria tão forte impacto na comunidade”, disse.

Telia Negrão, coordenadora do Coletivo Feminino Plural, apresentou o conteúdo das caixas de livros, revistas, cartilhas, folhetos e vídeos entregues, que agora pertence a cada uma das entidades que a recebeu, cabendo a elas gerir o uso coletivo. Foram selecionadas obras literárias de autoras mulheres, sobre mulheres e juventude, cadernos contendo a Lei Maria da Penha, prevenção de DSTs e Aids, materiais educativos sobre direitos sexuais e reprodutivos, além de direitos sociais à moradia, ao trabalho, entre outros.

Esse Encontro possibilitou construir várias agendas para os próximos meses, como a retomada da parceria com o Centro Infanto Juvenil Monteiro Lobato, que levou um grupo de meninas e meninos a performatizar sobre violência de gênero, e com escolas locais para outras oficinas sobre direitos humanos e cidadania.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support