Comdim e Sindjors realizam campanha # Não Somos Culpadas

Com o objetivo de ressaltar a necessidade de enfrentamento à violência contra as mulheres e à desigualdade de gênero, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM/Porto Alegre) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SINDJORS) se uniram para promover, de 20 de novembro a 10 de dezembro, a campanha Não somos culpadas. Assista ao vídeo aqui.

A iniciativa integra a campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, uma mobilização anual, em cerca de 160 países, praticada por membros da sociedade civil e do poder público. Mundialmente, a atividade inicia em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos. No Brasil, começa em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, para destacar a luta das mulheres negras contra o racismo e o sexismo.

O Mapa da Violência demonstra que entre os anos de 2003 e 2013, o feminicídio de mulheres brancas teve uma queda de 9,8%.  Já o número de feminicídios de mulheres negras aumentou 54,2% no mesmo período.

Persiste uma cultura machista que autoriza os homens a desrespeitar as mulheres de todas as maneiras. Esse comportamento, legitimado pela sociedade, faz com que vítimas de violência sexual sejam desacreditadas e consideradas culpadas.

Assim, chegamos a um momento histórico adverso, complexo e desafiador. É fundamental reafirmar os direitos das mulheres e zelar pelo que já foi conquistado. A vítima não é culpada. Nunca.

#NaoSomosCulpadas

Fonte: Sindijor e Comdim/PoA, publicado em 25 de novembro de 2016.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support