Em seis meses, Canoas realizou mais de 200 novos atendimentos de mulheres vitimas de violência.

Foto: Gustavo Garbino.

 

Nos primeiros seis meses do ano, a Prefeitura de Canoas, por meio da Coordenadoria de Mulheres e do Centro de Referência Patrícia Esber (CRM), prestou atendimento a mais de 200 mulheres vítimas de violência. O alto número registrado no primeiro semestre de 2021 é reflexo do aumento dos índices de violência durante a pandemia.

Prestes a completar 10 anos, o CRM já atendeu 5.423 mulheres em situação de violência. O serviço possui uma das redes de atendimento mais completas do Estado do Rio Grande do Sul, sendo referência em nível estadual e nacional.

A secretária da Coordenadoria de Mulheres, Vani Piovesan, destacou a importância do trabalho que vem sendo realizado na busca da proteção social das mulheres Canoenses. “Nossa cidade está cada vez avançando mais nas políticas públicas sociais. Estamos nos dedicando com ações efetivas na proteção às mulheres e adolescentes, oferecemos atendimentos especializados de orientação, informação, prestação de atendimento psicológico, social e jurídico às mulheres vítimas de violência”, finalizou.

O objetivo do CRM é auxiliar as vítimas a romperem com a situação de violência, através de atendimento multiprofissional, que envolve o sistema de proteção legal e social, sistema judicial, segurança pública, saúde, assistência social e o fortalecimento das mulheres a partir da promoção de sua autonomia. Após a primeira acolhida, as mulheres passam a ter acompanhamento semanal ou quinzenal, conforme a necessidade.

CRM Patrícia Esber de Canoas

A equipe do CRM realiza atendimentos presenciais e acompanhamento dos casos, com visitas domiciliares, de informações processuais e de procedimentos policiais, além de contato telefônico. O serviço funciona na Rua Siqueira Campos, nº 321, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Em caso de emergência, o horário do expediente é estendido, a fim de finalizar o atendimento e encaminhar as usuárias, quando necessário, às casas de abrigo para manter a proteção da vítima. O nome do CRM é uma homenagem a Patrícia Esber, moradora de Canoas e liderança do movimento da economia solidária, morta brutalmente por seu companheiro, em maio de 2009.

Rede de Proteção e Acolhimento à Mulher Vítima de Violência.

Além do Centro de Referência e da Coordenadoria, o município ainda conta com a Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM), a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), a Sala Lilás do Hospital Universitário, o Centro de Referência no Atendimento Infantojuvenil (CRAI), a Casa Abrigo das Mulheres em Situação de Violência, a Defensoria Pública de Canoas, o Foro Central, o Juizado Especializado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim).

Confira os locais de assistência à mulher em situação de violência.

A Coordenadoria de Mulheres é o organismo municipal responsável por articular, coordenar e monitorar as políticas municipais para as mulheres. Os objetivos são eliminar todas as formas de violência e fortalecer a autonomia das mulheres, por meio da garantia do acesso a direitos e de oportunidades de qualificação para a inserção no mercado de trabalho.

Endereço: Rua Ipiranga, 60 – Centro

Telefone: (51) 9927-58146

Centro de Referência para Mulheres em Situação de Violência Patrícia Esber (CRM) – oferece um serviço de acolhimento e acompanhamento da mulher em situação de violência.

Endereço: Rua Siqueira Campos, 321 – Centro

Telefone: (51) 3464-0706 /

Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) – é o órgão responsável por registrar e representar ao Judiciário contra o agressor.

Endereço: Rua Humaitá, 1120 – Marechal Rondon

Telefone: (51) 3462-6700

Matéria do site da Prefeitura de Canoas.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support