A Famurs promove o 1º Congresso de Mulheres nos dias 22 e 23 de junho de 2016. A atividade será realizada no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa do RS (Praça Marechal Deodoro, 101/ 1º andar, em Porto Alegre). Com o tema “Empoderamento nas políticas públicas e na sociedade”, o evento abordará o desenvolvimento da autonomia, participação política e ações de prevenção e combate à violência doméstica. Para participar, basta doar, no local de credenciamento do evento, um produto de higiene (creme dental, escova de dente, sabonete, shampoo, condicionador e absorvente). O que for recebido será entregue posteriormente a instituições de acolhimento às mulheres vítimas de violência. A inscrição pode ser feita no site.
Nesta quarta-feira à tarde, a coordenadora do Coletivo Feminino Plural, Télia Negrão, analisa, ao lado de companheiras do movimento de mulheres e lideranças políticas, o fortalecimento das relações entre governo e sociedade civil. Estarão presentes, também, a promotora legal popular Loreni Lucas, a diretora do Departamento de Políticas para as Mulheres da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos do RS, Salma Valencio, a coordenadora da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RS, Cleonice Back, a integrante do Coletivo da Marcha Mundial de Mulheres Isabel Freitas, a representante do Movimento das Mulheres Jovens e da Diversidade Laura Sito e a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Fabiane Dutra, analisam o fortalecimento das relações entre governo e sociedade civil. O debate começa 17h10. Antes, a partir das 16h, representantes das prefeituras do Balneário Pinhal, Butiá, Canoas, Cruz Alta, Santo Ângelo e Torres vão apresentar bons exemplos de ações de desenvolvimento de políticas públicas de empoderamento das mulheres.
O painel “Violência doméstica – ações de prevenção e combate” marca o início das atividades na quinta-feira (23/06). Participam do debate, a partir das 9h, promotora pública Ivana Battaglin, a ex-diretora de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania do Ministério da Educação Cláudia Pereira Dutra, o coordenador da Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher, deputado estadual Edegar Pretto, a coordenadora da Mulher de Santana do Livramento, Luciana Larruscahim, e a deputada federal Maria Rosário. Às 14h, a vice-prefeita de Canoas, Beth Colombo, a secretária de Justiça e dos Direitos Humanos do RS, Maria Helena Sartori, e a presidente da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do RS, deputada estadual Stela Farias, debatem no painel “Mulheres fazendo política para as mulheres”. Na última atividade do evento, a prefeita de Cristal e coordenadora do GT Mulheres da Famurs, Fábia Richter, e a escritora Martha Medeiros participam, a partir das 17h, de um talk show.