Famurs promove o 1º Congresso de Mulheres com o tema Empoderamento nas políticas públicas e na sociedade

13472242_10208652409961875_663807151_nA Famurs promove o 1º Congresso de Mulheres nos dias 22 e 23 de junho de 2016. A atividade será realizada no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa do RS (Praça Marechal Deodoro, 101/ 1º andar, em Porto Alegre). Com o tema “Empoderamento nas políticas públicas e na sociedade”, o evento abordará o desenvolvimento da autonomia, participação política e ações de prevenção e combate à violência doméstica. Para participar, basta doar, no local de credenciamento do evento, um produto de higiene (creme dental, escova de dente, sabonete, shampoo, condicionador e absorvente). O que for recebido será entregue posteriormente a instituições de acolhimento às mulheres vítimas de violência. A inscrição pode ser feita no site.

Nesta quarta-feira à tarde, a coordenadora do Coletivo Feminino Plural, Télia Negrão, analisa, ao lado de companheiras do movimento de mulheres e lideranças políticas, o fortalecimento das relações entre governo e sociedade civil. Estarão presentes, também, a promotora legal popular Loreni Lucas, a diretora do Departamento de Políticas para as Mulheres da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos do RS, Salma Valencio, a coordenadora da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RS, Cleonice Back, a integrante do Coletivo da Marcha Mundial de Mulheres Isabel Freitas, a representante do Movimento das Mulheres Jovens e da Diversidade Laura Sito e a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Fabiane Dutra, analisam o fortalecimento das relações entre governo e sociedade civil. O debate começa 17h10. Antes, a partir das 16h, representantes das prefeituras do Balneário Pinhal, Butiá, Canoas, Cruz Alta, Santo Ângelo e Torres vão apresentar bons exemplos de ações de desenvolvimento de políticas públicas de empoderamento das mulheres.

O painel “Violência doméstica – ações de prevenção e combate” marca o início das atividades na quinta-feira (23/06). Participam do debate, a partir das 9h, promotora pública Ivana Battaglin, a ex-diretora de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania do Ministério da Educação Cláudia Pereira Dutra, o coordenador da Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher, deputado estadual Edegar Pretto, a coordenadora da Mulher de Santana do Livramento, Luciana Larruscahim, e a deputada federal Maria Rosário. Às 14h, a vice-prefeita de Canoas, Beth Colombo, a secretária de Justiça e dos Direitos Humanos do RS, Maria Helena Sartori, e a presidente da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do RS, deputada estadual Stela Farias, debatem no painel “Mulheres fazendo política para as mulheres”. Na última atividade do evento, a prefeita de Cristal e coordenadora do GT Mulheres da Famurs, Fábia Richter, e a escritora Martha Medeiros participam, a partir das 17h, de um talk show.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support