Inclusivass e Coletivo Feminino Plural fazem parceria para construção de materiais informativos no ano 2022.

 

Ao longo do ano de 2022 as Inclusivass realizaram a construção de vários matérias importantes através do Projeto Todas São Todas que contou com o apoio do Fundo Elas+.

Em parceria com as Inclusivass o  Coletivo Feminino Plural  participou da construção desses materiais com reuniões, atividades e Lives ao longo do ano reafirmando nosso compromisso com a luta das mulheres com deficiência.

A “Carta das Mulheres e Meninas com Deficiência do RS“, teve sua reformulação em um encontro com diversos movimentos de mulheres do nosso estado e de outros.

Sua proposta inicial trazia 21 propostas de politicas publicas e passou a contar 40 propostas de politicas publicas voltadas as mulheres e meninas com deficiência do RS.

Acesse aqui

Outro material construído e inédito no Brasil é o “Guia de Enfrentamento à Violência Contra Meninas e Mulheres com Deficiência” construído em parcerias com outros movimentos, entre eles, o Levante Feminista Contra o Feminicídio no qual fazemos parte da executiva nacional.

O RS se tornou um estado perigoso para as mulheres gaúchas viveram e acende um alerta para os movimentos feministas com o sucateamento do serviço que presta atendimento e acolhimento as vitimas de violência contra as mulheres.

Desde 2016 acompanhamos de perto todo o trabalho de monitoramento realizado pelas Inclusivass na rede de atendimento e sua estrutura de acessibilidade para que as mulheres com deficiência possam buscar por estes serviços com total autonomia e inclusão.

O Ministério Público foi fundamental nesse processo de denuncia e acompanhamento ao longo desses anos, mas pouco avançamos e retrocedemos quando tornamos através da denuncia realizada em 2016, o Centro de Referência Estadual da Mulher Vânia Araújo, um espaço com serviço acessível para receber as mulheres com deficiência e que em 2022 fecha suas portas sem comunicado nenhum a sociedade e ao próprio movimento de mulheres que tem contribuído no monitoramento desses serviços.

O Guia é mais um material que trás os diferentes tipos de violência que as mulheres e meninas com deficiência podem estar sofrendo ou sofrer ao longo da vida. Também reúne informações de como funciona os serviços de atendimento e acolhimento as vitimas em situação de violência, os tipos de violência, legislação e onde buscar ajuda.

Acesse aqui

Agradecemos toda construção coletiva construída com as Inclusivass nesses 8 anos de movimento e reafirmamos nossa parceria e luta.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support