Lideranças femininas recebem Troféu ‘Márcia Santana’ nesta quinta (13)

trofeu marcia santana

SPM/RS – Em homenagem a Assistente Social Márcia Santana, primeira secretária da Secretaria de Políticas para as Mulheres do RS, que veio a falecer no dia 13 de março de 2013, o Governo do Estado realizará a 1ª edição da entrega do Troféu Márcia Santana, no dia 13 de março de 2014, às 16h, no Palácio Piratini.

As agraciadas com o troféu deste ano são:

Emília Teresinha Xavier Fernandes

Nascida na cidade de Dom Pedrito, Emília Teresinha Xavier Fernandes é uma militante política com vasta trajetória atuando como educadora, sindicalista, vereadora, senadora e deputada federal. Emília também fez história ao ser a primeira gaúcha a se eleger senadora e a primeira no Brasil a ocupar o cargo de ministra de Políticas para as Mulheres do Governo Federal.

Enid Diva Marx Backes

Gaúcha e socióloga, Enid Backer é uma precursora do movimento feminista do Estado. Atuou na luta sindical e participou da fundação da primeira coordenadoria da mulher no Rio Grande do Sul na qual veio a liderar. Aos 80 anos, Enid tem um grande histórico na defesa dos direitos das mulheres participando de diversas entidades como, por exemplo, o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher e a Rede Nacional Feminista de Saúde e Direitos Reprodutivos.

Sandra Maria Sales Fagundes

Nascida em Uruguaiana, a psicóloga Sandra Maria Sales Fagundes é atualmente Secretária de Saúde do Rio Grande do Sul. Formada na Pontifícia Universidade Católica (PUC) e Mestre em Educação e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Sandra já exerceu várias funções em entidades gaúchas, como o cargo de coordenadora da Política de Atenção Integral de Saúde Mental da SES-RS e de secretaria de Saúde dos municípios de Viamão e Porto Alegre.

Sônia Saraí Soares (in memorian)

Uma defensora ferrenha das mulheres. Assim era conhecida a liderança feminina Sônia Saraí Soares. Militante política desde cedo, a homenageada defendeu na Câmara de Vereadores de Porto Alegre o Prêmio Yansã, em reconhecimento a mulheres negras que lutaram por cidadania. Foi suplente e atuou como vereadora e, em duas oportunidades, assumiu o cargo de conselheira tutelar. Além de coordenar um projeto de segurança alimentar em seu bairro, Sônia foi coordenadora da Associação de Mulheres do mesmo local.

Maria Beatriz Kern

Idealizadora e gestora do projeto “Mulher em Construção”, Maria Beatriz Kern é autônoma e tem mais de 20 anos de experiência no terceiro setor. Em 2006, a homenageada criou o projeto voluntário “Construir e Reformar” – Mulheres Pintoras. De lá pra cá, foram assistidas mais de 3 mil mulheres somente no Rio Grande do Sul. Em 2011, criou o 1º Encontro da Mulher Trabalhadora da Construção Civil que culminou no projeto Cimento e Batom junto com a Secretaria de Políticas para as Mulheres.

Maria José Silva Diniz

Maria José Silva Diniz é uma agente penitenciária com 20 anos de experiência. Além de seu trabalho como diretora do Presídio Estadual de São Jerônimo, da Penitenciária Feminina Madre Pelletier, Maria José tem grande contribuição à frente da Coordenadoria Penitenciária da Mulher, onde promoveu ações inovadoras. No ano passado, construiu a Assessoria de Direitos Humanos do Sistema Prisional e é atual integrante do Comitê Gestor de Políticas de Gênero.

Telia Negrão Tonhozi 

Natural do Mato Grosso do Sul, Telia Negrão Tonhozi é jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná e funcionária pública aposentada. Atuante em instituições voltadas às políticas para as mulheres, Telia já fez, e ainda faz, parte de diversas entidades que visam a cidadania e a defesa da mulher, como por exemplo, o Conselho Diretor da Rede Feminista de Saúde Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos e a Rede de Saúde das Mulheres Latinoamericanas e do Caribe.

Vera Daisy Barcellos 

Destaque como uma das primeiras mulheres negras na cobertura esportiva do Estado, Vera Daisy Barcellos hoje é a segunda vice-presidenta do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul. A jornalista começou a lutar, desde jovem, por condições mais humanas de mulheres e negros. Em 2007, ingressou na Rede Feminista de Saúde, instituição que se dedica a garantir direitos sexuais e reprodutivos das mulheres. Foi uma das idealizadoras do Núcleo das Mulheres Jornalistas Pela Igualdade de Gênero e é integrante do Núcleo de Jornalistas Afrobrasileiros do Sindjors..

O Troféu será entregue anualmente, no mês de março, às mulheres gaúchas que se destacarem nas mais diversas áreas de atuação em defesa dos direitos das mulheres e meninas do Rio Grande do Sul, conforme o Decreto 51.266/2014 e a Portaria nº 05/2014 da SPM.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support