Nota de repúdio aos machismos nos esportes

O ambiente esportivo, assim como acontece em todos os espaços, reproduz os padrões sociais e comportamentais de uma sociedade. No Brasil não é diferente. Desde a infância, a maioria de nós, mulheres, e de homens são estimulados diferentemente à prática de esportes. E o futebol até hoje é encarado como um espaço masculino.

Muito tem mudado, é verdade. Porém, bem menos do que gostaríamos. Durante a Copa do Mundo da Rússia, que, veja bem, acabou de começar, foram filmados e divulgados vídeos de torcedores humilhando e agredindo verbalmente mulheres russas. Um deles, o primeiro a ser amplamente divulgado, foi feito por brasileiros. No vídeo, esses homens falam palavrões em português, língua que claramente elas não estão entendendo, o que configura preconceito étnico, e as agridem verbalmente se referindo de forma pejorativa ao corpo feminino (machismo/misoginia). A chamada “brincadeira”, justificativa dada pelos abusadores dos vídeos e nos inúmeros casos vivenciados por mulheres no trabalho, nos grupos em redes sociais, na família e na conversa de bar, não tem graça. Isso torna a “brincadeira” VIOLÊNCIA.

E nós estamos indignadas com tamanha violência. Porém, não fomos pegas de surpresa. Esse não é um caso isolado de machismo dentro do ambiente esportivo e de futebol.

A campanha #deixaelatrabalhar, protagonizada por jornalistas, mas que incluiu também torcedoras, denuncia atos de violência cometidos nos estádios de futebol do nosso Estado e reivindica o direito de ocuparmos as arquibancadas e o campo e de sermos respeitadas. Nós não queremos ser musas da Copa, do Gauchão ou do que quer que seja. Queremos ser plenas no exercício da nossa profissão, em nossos momentos de diversão e lazer.

As violências, sejam elas físicas, verbais e/ou psicológicas tentam dar o recado de que não somos bem-vindas em todos os espaços. Mas nós seguiremos repetindo: Lugar de mulher é onde ela quiser!

Nos indignamos e nos mobilizamos contra essas atitudes machistas, que buscam impor o medo e controlar nossa liberdade. Nos posicionamos a favor da identificação e responsabilização dos assediadores.

Salientamos, ainda, que o estado brasileiro, enquanto signatário de tratados internacionais pelo respeito aos direitos humanos das mulheres e erradicação de todas as formas de violências contra as mulheres (como a CEDAW), deve cumprir com as estratégias e acordos para a eliminação da desigualdade de gênero. O Brasil precisa retomar a implementação das políticas públicas para as mulheres, encarar as discussões de gênero nas escolas, estabelecer uma interlocução com as mulheres em sua diversidade e reconhecer nossas pautas. Queremos ser ouvidas, respeitadas, livres para decidir e nos divertir!

Saiba mais sobre o caso:

Jurista russa denuncia brasileiros responsáveis por vídeo machista https://www.cartacapital.com.br/diversidade/jurista-russa-denuncia-brasileiros-responsaveis-por-video-machista

MP requisita investigação de policial catarinense em possível crime de racismo na Rússia http://dc.clicrbs.com.br/sc/noticias/noticia/2018/06/mp-requisita-investigacao-de-policial-catarinense-em-possivel-crime-de-racismo-na-russia-10383218.html

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support