Ponto de Cultura Feminista: corpo, arte e expressão convida para CineDebate sobre “Chega de Fiu Fiu”

As cidades foram feitas para as mulheres? A pergunta é motor fundamental do longa-metragem “Chega de Fiu Fiu”, exibido pela primeira vez em Porto Alegre de forma gratuita no dia 7 de julho. A sessão ocorre às 14h30min, na sala Hermes Mancilha da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) – Rua dos Andradas. 736, 4º andar, faz parte das ações do Ponto de Cultura Feminista: corpo, arte e expressão, gerido pelo Coletivo Feminino Plural.

Após a exibição do filme, será feito uma roda de conversa sobre qual o lugar das mulheres nas cidades e relações de gênero. Haverá distribuição de 40 senhas (preferenciais às meninas e mulheres em suas diversidades) a partir das 14h.

Com direção de Amanda Kamanchek Lemos e Fernanda Frazão, o documentário foi produzido em parceria com a Brodagem Filmes e integra campanha homônima (#chegadefiufiu) criada em 2014 pela organização Think Olga, trazendo ao centro do debate questões como o assédio e o direito das mulheres ao espaço público.

Sobre o filme:
“Chega de Fiu Fiu” narra a história de Raquel, Rosa e Teresa, moradoras de três cidades brasileiras, que, por meio de ativismo, arte e poesia resistem e propõem novas formas de (con)viver no espaço público. O filme explicita como a participação das mulheres no espaço urbano é marcada por insegurança.
“Entraves como a falta de iluminação, lugares ermos, a dificuldade de mobilidade, longas distâncias na locomoção de casa ao trabalho, ausência de creches e péssimo atendimento em serviços de saúde e segurança seguem como catracas visíveis e invisíveis do acesso das mulheres às cidades. Tais entraves revelam o quanto as cidades foram construídas sem a perspectiva de gênero e agravam ainda mais as violências sofridas pelas mulheres, como o assédio”, diz Amanda Kamanchek, diretora do documentário. “O filme é um retrato dessa violência de gênero em um contexto ainda pouquíssimo explorado: o espaço público. A pergunta que nos fizemos ao longo de todo o filme é ‘qual é o lugar das mulheres nas cidades?’”.

Execução
Coletivo Feminino Plural

Comitê Gestor
Ilê Mulher, Cirandar, Inclusivass, Mirela Kruel, Andressa Cantergiani e Carolina Pommer, Inclusivass, Rede Feminista de Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos

Apoio
Rede RS dos Pontos de Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel), Governo do Estado RS, Ministério da Cultura, Governo Federal

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support