Partos por cesariana chegam a 88% na rede privada, mostra pesquisa

Daniel Silveira/G1  –Em média, 52% dos nascimentos em hospitais brasileiros, públicos e privados, acontecem por cesariana, mostra pesquisa feita pela Fiocruz e Ministério da Saúde em 2011 e 2012, e divulgada nesta quinta-feira (29).

Nos hospitais particulares, esse índice chega a 88%. Os números são muito acima da meta de, no máximo, 15% recomendada pela Organização Mundial de Saúde.

“Há uma cultura instituída de que a cesariana é um parto seguro e saudável”, disse Maria do Carmo Leal, coordenadora da pesquisa. Para a pesquisadora da Fiocruz Silvana Granado, que participou do estudo, precisa haver uma mudança na cabeça dos médicos. “Desde a formação do médico ele tem de entender que o parto normal é o melhor para mãe e para o bebê”, disse.

52% de cesarianas no geral
88% de cesarianas na rede privada
45% desejam a gravidez
11,3% de nascimentos prematuros
26% das mães ficam deprimidas

A pesquisa ouviu cerca de 24 mil mulheres em maternidades públicas, privadas e mistas. Ao todo foram visitados 266 hospitais de médio e grande porte localizados em 191 municípios, entre capitais e interior. A coleta dos dados aconteceu entre fevereiro de 2011 e outubro de 2012. Em cada instituição foram ouvidas 90 mulheres que haviam dado à luz recentemente.

Os dados mostram que 36% das mães já chegam à rede privada querendo fazer cesariana . Ao longo da gestação, no entanto, esse índice aumenta para 88%. Já na rede pública, 15% querem fazer cirurgia desde o início, e durante a gravidez há um aumento que chega aos 40% de cesarianas efetivamente realizadas no SUS.

pesquisa nascer 300x210 Partos por cesariana chegam a 88% na rede privada, mostra pesquisa

Segundo Maria do Carmo, o medo de sentir dor é a principal justificativa das mulheres que escolhem a cesariana como método de parto. “Isso ocorre porque o parto normal oferecido no Brasil ainda é muito ruim”, avaliou.

Entre as gestantes que fazem o parto normal, ficou claro que predomina uma forma “medicalizada” de nascimento, em que são usados métodos que provocam sofrimento desnecessário para as mães, como a falta de estímulo de caminhar, sem alimentação, e com o uso de medicamentos que aceleram as contrações. Muitas vezes elas dão à luz deitadas deitadas na maca e com alguém apertando a barriga, o que não é recomendado.

Planejamento familiar
O levantamento da Fiocruz traz ainda dados sobre o planejamento familiar. Das mães ouvidas, 45% desejavam a gravidez e 9% ficaram insatisfeitas ao saber que esperavam um bebê. Há ainda um percentual de 2,3% que tentaram interromper a gravidez. “Estima-se que um quarto das gestações se transformam em aborto no país, o que é uma das principais causas de morte materna”, acrecentou Leal.

A pesquisa mostrou que 26% das mães tiveram sintomas de depressão pós-parto. “É um problema muito comum no mundo e maior ainda no Brasil. Identificamos que ele é mais frequente em mulheres de famiias pobres que tiveram gravidez indesejada. Isso indica que o planejamento da gravidez é muito importante”, apontou Maria do Carmo.

A pesquisa mostrou ainda que 1/4 das gestações são consideradas de risco no país, o que demonstra maior necessidade de acompanhamento pré-natal. O serviço, conforme apontou o llevantamento, é oferecido em 99% da rede hospitalar no país. Das mulheres entrevistadas, 61% começaram o pré-natal antes da 12ª semana de gestação e 73% compareceram a seis ou mais consultas.

Confira mais informações sobre a pesquisa no site Nascer no Brasil.

Publicado em Monitoramento Cedaw, em maio de 2014.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support