Política: as mulheres podem sim!

Capacitação da mulher para o exercício da cidadania e da política reúne participantes em Frederico Westphalen e Seberi

Por: Redação Jornal Folha do Noroeste – Quando se trata da participação da mulher na política, não se fala apenas da presença mínima delas nos cargos públicos, mas de uma exclusão histórica. De 1932 – data em que foi permitido o voto ao eleitorado feminino –, até os dias atuais, apenas 400 mulheres foram eleitas deputadas no país, no Legislativo e no Executivo. Um número que sequer preenche todas as cadeiras do Congresso Nacional.

Não é para menos. Apesar de totalizar a maioria da população – 51% –, a mulher hoje ocupa apenas 10% das vagas no Parlamento e 16% no Senado (dados da Procuradoria Especial da Mulher no Senado Federal). Essa representação tímida se mantém mesmo com a aprovação da Lei Eleitoral 9.100, de 1995, segundo a qual 20% dos postos deveriam ser ocupados pelas mulheres. Em 1997 foi alterada para o mínimo de 30%.

Buscando modificar essa realidade, vêm sendo realizados no país como o da ONG Coletivo Feminino Plural. Com sede em Porto Alegre, a entidade desenvolve vários projetos para o empoderamento feminino, dentre os quais, o de capacitação de mulheres para o exercício da política e cidadania, chamado “Mulheres, Cidadãs que Podem”.

A inciativa abrange um grupo de 208 mulheres líderes no Estado, oriundas de seis regiões funcionais, que estão participando de cursos de formação com temas como relações de gênero, cidadania e participação política, direitos humanos das mulheres, desigualdades, diversidade entre as mulheres, políticas públicas, liderança e poder, comunicação política e planejamento.
Na região do Médio Alto Uruguai, o curso foi oferecido em Frederico Westphalen e Seberi, contando com a palestra da cientista política e jornalista Telia Negrão que, na última sexta-feira, 10, palestrou na Câmara de Vereadores sobre os desafios do empoderamento político de mulheres.

Imagens
Fonte:  Redação Jornal Folha do Noroeste – publicado em 14 de junho de 2016.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support