Reuniões Comitê de Combate á Tuberculose e Audiência Pública sobre a AIDS no RS.

Coletivo Feminino Plural, através de Neusa Heinzelmann, que também coordena o Comitê de Combate à Tuberculose no RS, participou nesta segunda-feira de uma reunião com movimentos sociais e depois de audiência pública sobre a Aids no RS enquanto epidemia generalizada, com a presença do Dr. Draurio Barreira, Ronaldo Hallal, Patrícia Werlang e Jair Brandão do Ministério da Saúde.
A audiência foi o terceiro encontro da Frente Parlamentar estadual recentemente retomada pelas deputadas Laura Sito, Luciana Genro e Leonel Radde.
Entre os encaminhamentos, a constituição de um grupo intersetorial como ao nível nacional com pastas necessárias ao enfrentamento das questões do HIV, TB e outras doenças, dada a realidade do RS. O estado apresenta as maiores taxas de HIV entre gestantes e de transmissão vertical da sífilis congênita. Um gravíssimo problema para as mulheres e seus filhos.
O Rio Grande do Sul ainda figura entre os 5 estados com maiores índices de HIV, conforme o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde de 2022, sendo Porto Alegre a segunda capital no ranking.
No Rio Grande do Sul houve uma estabilização dos dados em altas taxas de contaminação e morte por HIV. A baixa procura pelo tratamento conhecido como PREP, a Profilaxia Pré-Exposição, também foi apontada pelos dados do representante do Ministério da Saúde. O Estado tem 11% de casos de HIV do país e apenas 5% de uso de PrEP. Outro problema trazido pelo médico é a pouca frequência de busca pela Terapia Antirretroviral
Segundo Carla Almeida, do Gapa, “Essa epidemia é um reflexo do descompromisso político das gestões municipais e estaduais em enfrentar as ações que a gente tem”.
Segundo Neusa Heinzelmann, que já coordenou vários projetos de prevenção ao HIV do CFP, entre os quais “Duas epidemias, um compromisso – Projeto Conexões” (foto) as mulheres então entre as pessoas mais afetadas pela falta de políticas públicas, de ações preventivas em comunicação, de educação em saúde e de incorporação do enfoque de gênero nas políticas.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support