Seminário comemora oito anos da Lei Maria da Penha

20140717173225convite_seminario_maria_da_penhaProtagonismos e experiências na garantia dos direitos humanos da mulher. Este será o tema do Seminário Estadual dos Oito Anos da Lei Maria da Penha, que está marcado para acontecer no dia 7 de agosto, em Porto Alegre. O evento, promovido pela Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM/RS), acontecerá no Auditório do Tribunal de Contas, das 8h30 às 17 horas. Este será um  momento de reflexão e troca de experiências sobre os desdobramentos e as conquistas já identificadas após à sanção da lei criada para defender os direitos da mulher.

O evento é direcionado para gestoras dos Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs), mas é aberto para o público em geral. Durante o seminário, além de painéis, debates e apresentação cultural, haverá também a apresentação oficial do Manual Para o Uso Não Sexista da Linguagem.

Sobre a Lei Maria da Penha

A Lei 11.340/2006 é um dispositivo que visa a aumentar o rigor das punições das agressões contra as mulheres. A lei alterou o Código Penal e possibilitou que agressores de mulheres em âmbito doméstico ou familiar sejam presos em flagrante ou tenham sua prisão preventiva decretada. Os agressores não poderão mais ser punidos com penas alternativas. A legislação aumenta o tempo máximo de detenção previsto de um para três anos. O nome da lei foi uma alusão a brasileira Maria da Penha Maia Fernandes, que sofria com a violência doméstica e lutou para que seu agressor fosse condenado, o que acabou ocorrendo. Maria da Penha, então, virou um símbolo no combate à violência contra a mulher.

PROGRAMAÇÃO*

 Manhã

8h30min – Inscrições

9h – Mesa de Abertura

9h30min – Painel “Cumprindo a Lei Maria da Penha: Políticas Públicas para Assegurar às Mulheres uma Vida Sem Violência” (Lei Federal 11.340/2006 – Título I)

11h30min – Debate

12h30 – Encerramento

Tarde

14h – Painel “Uso Não Sexista da Linguagem – O que bem se diz bem se entende”

14h30min – Apresentação Cultural

15h – Oficina “Desdobramentos e Transversalidade da Lei Maria da Penha: uso da linguagem não sexista, enquanto promotora da visibilidade das mulheres e desconstrução dos papeis estereotipados de gênero” (Lei Federal 11.340/2006 – Art. 8º, III, VIII)

16h – Debate

16h30min – Considerações finais das painelistas

17h – Encerramento

*Programação sujeita a alterações

Fonte: SPM do RS, publicado em 17 de julho de 2014.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support