Confira a Programação Completa do Lançamento do Ponto de Cultura Feminista dia 28/05/15 em Porto Alegre

cartaz lançamento Ponto cultura feminista

“Feminário” marca lançamento do Ponto de Cultura

Feminista: corpo, arte e expressão

No dia 28, a programação tem início às 18h30
na sala A2B2 da Casa de Cultura Mario Quintana

No Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher, 28 de maio, acontece em Porto Alegre o lançamento do Ponto de Cultura Feminista: corpo, arte e expressão. O projeto, coordenado pela ONG Coletivo Feminino Plural, faz parte da Rede Nacional dos Pontos de Cultura e visa integrar artistas e produtoras com forte presença cultural e inseridas em diferentes áreas de atuação; quer promover ações de formação e difusão da arte e da cultura a partir de uma perspectiva feminista. O trabalho terá como foco inicial ações na comunidade da Restinga, com oficinas que abordam o corpo feminino como território de sentidos historicamente construídos, e atividades no centro da Capital em torno do Acervo Especializado e ações de ativismo digital. No lançamento será aberto um “Feminário”, que marca o início das atividades de formação do Ponto.

No dia 28, a programação tem início às 18h30, no cinema da Casa de Cultura Mario Quintana – CCMQ (Rua dos Andradas, 736), na sala A2B2 da CCMQ, a abertura contará com representantes do Ministério e da Secretaria Estadual da Cultura RS, Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop, ONG Cirandar, Ilê Mulher, Rede Feminista de Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos, Coletivo Inclusivass, Comitê Gestor Local (lideranças comunitárias do bairro Restinga) e das artistas Carolina Pommer, Andressa Cantergiani e Mirela Kruel.

Nesta noite serão lançados o Folder das Inclusivass, grupo de mulheres com deficiência, e o Almanaque “Ah…então sou feminista!” da Rede Feminista e a apresentação da performance “Aterro” da artista Andressa Cantergiani.

Além do lançamento do Ponto, também serão realizadas outras atividades ao final do mês de maio e durante o mês de junho, que integram o “Feminário Por uma cultura feminista: transformar o mundo transformando a si mesm@s”. No dia 10 de junho, às 19 horas, ocorre a mesa com tema “Corpo, autonomia e expressão numa perspectiva feminista”, tendo como convidadas Maria Luisa de Oliveira (Plataforma Brasil de Direitos Humanos), Rosmari Castilhos (Campanha por uma Convenção dos Direitos sexuais e Direitos Reprodutivos), Maria Fernanda Salaberry (Coletivo de Mulheres da UFRGS), André Muskopf (Escola Superior de Teologia) e membros do grupo Inclusivass de Mulheres com Deficiência, aberta ao público. As oficinas tem vagas limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo email pontodeculturafeminista@gmail.com.

DSC_0031

Performance de Andressa Cantergiani “Aterro”. Foto: Mariana Villa Real.

Confira a programação completa do Feminário
“Por uma cultura feminista: transformar o mundo transformando a si mesm@s”

28/05 – Lançamento do Ponto de Cultura feminista: arte, corpo e expressão

18h30 – Performance “Aterro” de Andressa Cantergiani

19h – Mesa de abertura e Lançamento do Projeto Ponto de Cultura Feminista: corpo, arte e expressão – Lançamento da Carta das Mulheres com deficiência do Coletivo Inclusivass e Lançamento do Almanaque da Rede Feminista de Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos.

21h – Exibição do curta-metragem “Na minha sopa, não.”, de Mirela Kruel

Local: Sala A2B2, da Casa de Cultura Mario Quinta

30/05 – Oficina “Arte numa perspectiva feminista” (vagas limitadas):

10h às 12h – Taís Ritter Dias (educadora das artes visuais), Roberta Mello e Maria Fernanda Viegas (jornalista e educadora da ONG Cirandar)

14h às 17h – Malu Viana (MC e ativista da Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop) e Andressa Cantergiani (atriz/performer)

Local: Sala A2B2, da Casa de Cultura Mario Quinta

               

10/06, 19h – Mesa “Corpo, autonomia e expressão numa perspectiva feminista” (aberto ao público):

Maria Luisa de Oliveira (Mestre em saúde Coletiva e integrante da Plataforma Brasil de Direitos Humanos/ONG Sempre Mulher)

Rose Castilhos (Campanha por uma Convenção dos Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos/Ilê Mulher)

Representante das mulheres com deficiência do Grupo Inclusivass

Maria Fernanda Geruntho Salaberry (Coletivo de Mulheres da UFRGS, Rede Relações Livres e Marcha das Vadias)

André Musskopf (Escola Superior de Teologia – EST)

Local: Sala A2B2, da Casa de Cultura Mario Quinta

13/06: Oficina “ Corpo, autonomia e expressão numa perspectiva feminista” (vagas limitadas):

10h às 12h: “O corpo numa perspectiva antropológica”, com Fernanda Tussi (antropóloga); “Corpo violado, violência e saúde mental”, com Carol Mombach (estudante de psicologia);

14h às 17h: “O corpo da dança”, com Ceia Santos (Bgirl), e “Coletivo Oluchi: a arte da resistência, resiliência e reconciliação através dos turbantes” – é necessário levar tecidos para fazer turbantes.

Local: Sala Usina Criativa – Usina do Gasômetro

17/06, 19h – Oficina de trabalho com tema “Expressão” (vagas limitadas):

Perspectivas teóricas de vídeo com Mirela Kruel (diretora de cinema).

Local: Sala Usina Criativa – Usina do Gasômetro

24/06, 19h – Oficina de trabalho com tema “Expressão” (vagas limitadas):

Oficina prática de vídeo

Local: Sala A2B2, da Casa de Cultura Mario Quintana.

Sobre o Ponto de Cultura

O Ponto de Cultura Feminista: corpo, arte e expressão é um projeto coordenado pela ONG Coletivo Feminino Plural em parceria com outras entidades e produtoras culturais. Integra a Rede Nacional dos Pontos de Cultura e surge através do desejo de acionar o corpo, em especial o corpo das mulheres, como território de múltiplas possibilidades de expressão. Os direitos sexuais e reprodutivos são trazidos para a cena como vetores para questionar a secular tentativa de destituição da autonomia das mulheres de explorar o corpo na perspectiva de sua autodeterminação como sujeito.

Serão provocadas ações (através de oficinas, saraus, apresentações e ativismo) que interpelem as desigualdades produzidas historicamente e mantidas pelos padrões culturais. O público alvo são mulheres que tenham interesse em fruir, promover e viver a arte e seus corpos para além das convenções e imposições que a cultura machista reverbera cotidianamente.

O projeto originou-se do convênio entre o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Cultura do Estado, e o Ministério da Cultura, com a Lei Cultura Viva, contemplado no Edital 11/2012 da “Rede RS de Pontos de Cultura”. O Coletivo Feminino Plural, a Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop, a ONG Cirandar, a Associação Cultural Beneficente Ilê Mulher, a Rede Feminista de Saúde Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, as atrizes/performers Andressa Cantergiani e Carolina Pommer, a diretora de cinema Mirela Kruel e o Grupo Inclusivass de mulheres com deficiência integram o Comitê Gestor do Projeto, que tem como linhas fundamentais a transversalização de gênero, raça e direitos humanos.

Orientado pela ideia de descentralização, o Ponto de Cultura Feminista: corpo, arte e expressão percorrerá lugares por onde as suas integrantes atuam e se articulam em parcerias, fomentando as expressões locais e compartilhando saberes, tendo como foco as meninas que moram no Bairro Restinga. Transformar o mundo transformando a si mesmas é um dos fundamentos do feminismo e guiará essa trajetória.

A sede do Coletivo Feminino Plural, na Avenida Farrapos, em Porto Alegre, tem sido utilizada como ponto de encontros do Ponto de Cultura Feminista e dispõe de um acervo de publicações sobre feminismo, cultura e direitos humanos. No entanto, um Comitê Gestor local, no Bairro Restinga, prevê a ampliação das parcerias e a escolha dos locais e espaços de referência do projeto. Todas as facilitadoras e agentes culturais interessadas/os serão capacitadas nos temas de direitos humanos, com enfoque nas relações de gênero e étnico-raciais e todas as oficinas serão realizadas junto com rodas de conversas sobre feminismo.

Mais informações
https://www.facebook.com/pontodeculturafeministars

Email:
pontodeculturafeminista@gmail.com
comunicapontodecultura@gmail.com

Telefones:
(51) 3221 5298 – (51) 92869046

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support