Luz, câmera, ação: gravações dos depoimentos para Documentário estão prontas, agora na segunda etapa de produção do vídeo

Mirela Kruel e Tânia Cunha

Por Coletivo Feminino Plural, Projeto Girassóis – Saúde Mental e Gênero

Precisamos estar sempre bem? foi uma das perguntas que norteou o conteúdo do Documentário que está sendo produzido pelo Girassóis e é título da cartilha criada pelo projeto. Com apenas uma resposta “depende”, o “não” foi unânime. É isto mesmo: das seis entrevistadas que tem relação muito próxima com o projeto apenas uma delas acha que “estar sempre bem” é meio relativo.

Para Tânia Cunha, uma Mulher da Paz que atua direto na comunidade de Canoas, e que respondeu “não” ao ser questionada, tem consciência de que a sociedade cobra o “estar sempre bem”. No entanto, ela sabe que o tema da saúde mental não é de fácil abordagem porque falar sobre isso com mulheres sempre remete à loucura. E a primeira coisa que as usuária evitam é serem chamadas de loucas sempre que se queixam de algo. Por isso, a abordagem deve ser muito sutil. ” O que a gente faz são ações em que distribuímos a cartilha e fazemos essa pergunta. E a partir disso a gente inicia uma conversa que as deixa animadas para falar sobre esse tema que não é muito discutido. Elas têm a consciência de que ao queixar-se da vida logo são chamadas de louca e para evitar este estigma, silenciam”, conta.
Cris Bruel
Já a psicóloga do projeto, Cristina Bruel,  quando questionada sobre como a saúde mental e as questões de gênero se cruzam, respondeu que a diferença entre sexo implementa a relação de desigualdade a partir das diferenças e, a partir daí em função das relações assimétricas que se estabelecem põe em xeque a questão da saúde mental das mesmas. Infelizmente vivemos numa sociedade  que responsabiliza totalmente a mulher no âmbito familiar, ou seja, ela é responsável pela educação dos filhos, tarefas domésticas, entre outros configurando assim a chamada tripla jornada. Além disso, quando sai para trabalhar, mesmo tendo a mesma formação profissional que o homem e assumindo os mesmos postos de trabalho, recebe menos por isto. Um outro dado da diferença entre mulheres e homens é que a mulher enfrenta também um universo cheio de estereótipos sobre a imagem feminina. A partir disso se percebe que as relações de gênero são cercadas por muitas questões que se interpõe à saúde mental das mulheres. Segundo Cris Bruel, é necessário desconstruir o mito de que devemos estar sempre bem, sempre dar conta de tudo, fazer mil coisas e além de tudo cumprir com os padrões de beleza impostos pelos meios de comunicação. Considera além disto que é importante trazer à tona a voz destas mulheres silenciadas durante anos a fio.
Sara Cogo

Além das duas atuantes no projeto citadas acima, participaram da gravação: a médica Mazé Araújo; a coordenadora da Saúde Mental de Canoas, Sara Cogo; a assistente social do CRM, Greice Cavalheiro e a coordenadora do Projeto Girassóis, Regina vargas.

Gostaria de saber o que cada uma dessas mulheres falaram sobre os outros temas que nortearam o vídeo? Aguarde. Em 07 de julho ele será lançado no seminário em Canoas.
No comando das cenas esteve a diretora de filmes, criadora de imagens e jornalista, Mirela Kruel que tem na sua bagagem de experiência  filmes que foram premiados em festivais importantes no Brasil entre eles: Palavra Roubada, Nordeste B e Trilhos e Um poema incurável.
A gravação dos depoimentos foi realizada na Casa das Artes Villa Mimosa, um espaço artístico da cidade de Canoas.
Fonte: Projeto Girassóis – Saúde Mental e Gênero, publicado em 28 de abril de 2015.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support