Seminário Internacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em Uruguaiana

O Seminário Internacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas é uma realização do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em  parceria com a Prefeitura Municipal de Uruguaiana. Ocorrerá nos dias 13 e 14 de agosto no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa na cidade de Uruguaiana/RS.

O evento contará com autoridades do Brasil, Argentina e Uruguai, nas áreas de Segurança Pública, Assistência e Pesquisa e tem como objetivo a informar e debater diferentes estratégias para o enfrentamento do tráfico de pessoas.

Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa
R. Quinze de Novembro, 1882 – Bairro Centro (ao lado da Prefeitura)
Uruguaiana-RS -Cep: 97500-510 ‎.

A inscrição poderá ser realizada no link http://seminarioetprs.com.br/site/index.php/inscricoes/
Acesse o site do Seminário em http://seminarioetprs.com.br

INFORME-SE!

O Tráfico de Pessoas é a terceira maior fonte de lucro do crime organizado no mundo, precedida somente pelo Tráfico de drogas e de armas.  Diante deste panorama e visando combater a ação do crime organizado a Organização das Nações Unidas promoveu a Convenção de Palermo no ano de 2000, quando inúmeros países se comprometeram a definir e combater o crime organizado, onde se inclui o Tráfico de Pessoas.

Esta convenção definiu o Tráfico de Pessoas como sendo:

“O recrutamento, o transporte, a transferência, o alojamento ou acolhimento de pessoas, recorrendo à ameaças ou uso da força ou a formas de coação, ao rapto, à fraude, ao engano, ao abuso de autoridade ou à situação de vulnerabilidade ou à entrega ou aceitação de pagamentos ou benefícios para obter o consentimento de uma pessoas que tenha autoridade sobre outra para fins de exploração. A exploração incluirá, no mínimo, a exploração da prostituição de outrem ou outras formas de exploração sexual, o trabalho ou serviços forçados, escravatura ou práticas similares à escravatura, a servidão ou a remoção de órgãos.”

O Brasil foi signatário do Protocolo de Palermo, promulgando suas diretrizes em 2004 e posteriormente dedicando-se à criação de uma  Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, que foi instituída  através do  Decreto nº 5.948, de 26 de outubro de 2006, sob a coordenação da Secretaria Nacional de Justiça, Ministério da Justiça, da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) e da Secretaria de Política para Mulheres (SPM). Esta política consolidou princípios e diretrizes dentro do tríplice enfoque: de prevençãorepressão e responsabilização à prática delituosa e a atenção especial dedicada às vítimas.

Uma das ações para o enfrentamento ao Tráfico se estabelece através da rede nacional de enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, composta por Núcleos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas/NETP e Postos Avançados de Atendimento Humanizado ao Migrante, PAAHM, criados nos Estados e Municípios brasileiros.

No Rio Grande do Sul, em 2011, o Governador Tarso Genro, a fim de sintonizar o Estado com a Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, solicitou às Secretarias do Estado que trabalhassem para a criação de um Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. A Secretaria da Segurança Pública, através do RS na PAZ, atendeu esta demanda encaminhando  um Projeto com esse fim à SNJ/MJ. Este projeto foi contemplado e o Estado recebeu o financiamento para a implantação.

Em 28 de fevereiro de 2013, foi instituído no Poder Executivo do Estado, através do Decreto 50.115, o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas/RS.                        

O Núcleo tem como finalidade principal, articular e planejar as ações de enfrentamento a este crime no âmbito estadual, integrando ações dos órgãos públicos e da sociedade civil;

  • Além disso, visa operacionalizar, acompanhar e avaliar ações, projetos, programas, políticas e planos referentes ao tema;
  • Buscar nos serviços de redes, um sistema de referência e atendimento às vítimas, investindo no seu fortalecimento e integração;
  • Trabalhar na pesquisa, divulgação e sistematização de informações referentes ao Tráfico;
  • Capacitar e formar atores envolvidos, na perspectiva dos Direitos Humanos;
  • Sensibilizar grupos específicos e ampliar o conhecimento de instâncias envolvidas na repressão ao crime;
  • Buscar através da União a promoção de parcerias com governos e organizações estrangeiras para enfrentamento ao Tráfico;
  • Articular a implementação de postos avançados.

O Seminário Internacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, tem o objetivo divulgar este tema, agregar e articular instituições e experiências de trabalho no combate a esse crime e na assistência as vítimas envolvidas.

Devido a complexidade e intersetorialidade  das ações de combate a este crime a intenção é congregar o maior número possível de pessoas, para multiplicar este conhecimento e  prevenir as ações dos criminosos e a dor de suas  vítimas.

Informe-se! Denuncie!

Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas/RStraficodepessoas@ssp.rs.gov.br

Fonte: http://seminarioetprs.com.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support